USP e Universidade da África do Sul realizam projetos de sustentabilidade

Nos últimos dois anos, as instituições desenvolveram ações conjuntas com o intuito de fortalecer a incorporação da temática nas estruturas e processos das universidades.

Nos últimos dois anos, a USP e a University of South Africa (UNISA) desenvolveram ações conjuntas com a contribuição da educadora ambiental da Comissão de Sustentabilidade da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Patricia Cristina Silva Leme, de estudantes da Escola, de membros da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP e dos docentes do College of Education da UNISA, Callie Loubser e Johann Dreyer.

O projeto chamado “Cooperação em educação ambiental e sustentabilidade: estreitando vínculos entre UNISA e USP” teve como objetivos gerais fortalecer a incorporação da temática relativa à sustentabilidade nas estruturas e processos das universidades, desde a gestão do campus até as atividades educativas, além de avaliar a sustentabilidade nos campi das duas instituições, nas áreas de educação, currículo e gestão, envolvendo exemplos aplicados na EESC.

As últimas ações foram realizadas durante a “7th Biennial National Conference on Science and Technology – SSATE 2015”, entre os dias 6 e 9 de julho, no College of Education da UNISA, localizado em Pretória, na África do Sul. O evento, que contou com a participação de 400 professores, abordou como um dos temas principais “educação ambiental e educação para sustentabilidade: ultrapassando barreiras disciplinares”. No final do evento, a educadora realizou uma reunião de avaliação, na qual concluiu-se que sua participação no evento contribuiu significativamente para a formação das pessoas e a troca de experiências entre as duas instituições. O encontro também abordou a publicação de artigos que encerrará positivamente as atividades de colaboração. Na ocasião as duas instituições demonstraram interesse no planejamento de novas ações futuras.

Em decorrência do projeto, Patricia foi convidada para realizar a abertura do evento “International Conferece on Environmental Education ‘Best of Both Worlds 2015′”, organizado pelo Forest Research Institute Malaysia, que será realizado na Malásia, de 6 a 12 de setembro. A educadora também irá apresentar três trabalhos, entre os quais está o Projeto Educativo para Redução do Desperdício de Alimentos no Restaurante Universitário da USP, em São Carlos, além de iniciar um diálogo com vistas a um novo projeto de parceria entre as instituições.

Mais informações: (16) 3373-6600 / 6700