USP Recicla divulga resultado de campanha para recolher cartuchos e toners

Para colocar em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos, centenas de cartuchos e toners foram recolhidos e encaminhados corretamente.

A campanha do USP Recicla de coleta de cartuchos e toner de impressoras foi realizada no mês de novembro de 2011 e teve a participação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Medicina Tropical, também da USP.

O objetivo principal foi coletar os materiais usados que estivessem armazenados nas instituições e residências de funcionários e alunos e testar o processo de logística reversa, atualmente oferecido pelos fabricantes em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), que considera que a tinta utilizada no processo gráfico, por conter substâncias químicas nocivas à saúde e ao ambiente, são de responsabilidade das empresas, que devem receber de volta seus produtos e encaminhá-los, de forma segura e adequada, para descaracterização, tratamento e reciclagem.

Como resultado da campanha, foram coletados e encaminhados corretamente 214 cartuchos e 109 componentes com toner. Foram também recolhidos 51 cartuchos e 2 componentes com toner remanufaturados, isto é, que haviam sido recarregados por empresas que não são os fabricantes originais. Neste caso, as empresas não se responsabilizam pela logística reversa, deixando um impasse na questão ambiental. Os membros do Programa USP Recicla estão estudando a melhor forma de descartá-los sem provocar danos ao ambiente e à saúde da população.

Mais informações: email anamariainforme@hotmail.com