O céu que nos envolve, no Planetário digital da Virada Científica

Virada Científica, que terá 24 horas de duração, traz dezenas de atividades para as crianças e jovens aprenderem ciência brincando.

Do Jornal da USP

Foto: Paul Stansifer, 84user, NASA

O miniplanetário digital inflável montado em frente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas para a 1ª Virada Científica da USP é um dos destaques de público do evento. A atividade, que ganhou o nome de “O Céu que nos Envolve”, esgotou as inscrições pela internet. Para atender a demanda, o instituto abriu uma lista de espera no local.

Além do planetário, o instituto também leva os visitates para percorrer o Circuito “Ciências da Terra e do Universo”. O passeio inclui uma visita ao Centro de Sismologia, onde os grupos acompanham uma simulação de terremoto no painel do sistema usado pelos pesquisadores para monitorar a atividade sismológica na América do Sul e conhecem um experimento que mostra e compara a emissão de poluentes na queima do etanol e do óleo diesel.

Na parte do departamento de Astronomia, o ponto alto é a observação dos corpos celestes em três diferentes telescópios. Durante o dia, os participantes da Virada puderam observar as explosões na superfície do Sol e reconhecer uma mancha solar. À noite, é a vez a lua e das estrelas.