Centro de Estudos da Metrópole abre inscrições para bolsas de pós-doutorado

Selecionados receberão bolsa no valor de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa.

Da Agência USP de Notícias

O Centro Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) está com processo seletivo aberto aos interessados em participar de seleção para bolsistas de pós-doutoramento em Ciências Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O prazo se encerra no dia 30 de outubro.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) com apoio da Fapesp. É uma instituição de pesquisa avançada em ciências sociais, que investiga temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. É constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos e antropólogos, cuja agenda de pesquisa está voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Os pesquisadores do Centro atuam em diversos campos do conhecimento e aplicam distintas metodologias em suas investigações.

Os bolsistas de pós-doutorado (PD) deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica no programa, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa.

Condições da bolsa

A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que o candidato possua Doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito.

O selecionado receberá bolsa, no valor de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa cujo objetivo é realizar despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

A bolsa contempla um auxílio instalação para pesquisadores que precisem mudar para a cidade de São Paulo, Brasil, sede da instituição. Detalhes sobre o Auxílio Instalação e mais informações sobre a bolsa: www.fapesp.br/bolsas/pd. Serão selecionados, até o máximo de 3 (três) bolsistas.

Processo seletivo

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliados o currículo, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda consistirá em entrevista com a comissão de seleção, que avaliará o mérito das propostas e o desempenho nesta entrevista.

Os candidatos selecionados para a segunda fase serão contatados via email até 21 de novembro. As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 3 de dezembro.

Documentação para inscrição: CV Lattes completo (www.lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae se for estrangeiro; MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar); Lista de publicações; Projeto de pesquisa, que não deve conter a identificação do candidato em nenhum local, já que sua avaliação será feita sob sigilo de autoria. O candidato deverá enviar a documentação via e-mail para o email centrodametropole@usp.br com o título: “Bolsa – PD CEPID-CEM”.

Para dúvidas e informações adicionais sobre o Programa de Pesquisa, entre em contato através do email centrodametropole@usp.br com o título: “Dúvida”. O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 04/12/2014.

Mais informações: site http://www.fapesp.br/oportunidades

Scroll to top