Workshop internacional marca convênio entre USP e Université de Lyon

O segundo encontro de pesquisa entre as instituições sela um convênio de cooperação entre a USP e a Université de Lyon e traz, nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, e sexta-feira, dia 14, uma extensa programação de palestras, workshops e até uma exposição de matemática, visando a estabelecer vínculos e parcerias entre professores, pesquisadores e estudantes.

Sylvia Miguel / Jornal da USP

Cerca de 40 pesquisadores da França e da USP, Unicamp e Unesp se reuniram nesta quarta-feira, dia 12, na sala do Conselho Universitário para a cerimônia de abertura do 2° International Research Workshop Lyon – São Paulo. O segundo encontro de pesquisa entre as instituições sela um convênio de cooperação entre a USP e a Université de Lyon e traz, nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, e sexta-feira, dia 14, uma extensa programação de palestras, workshops e até uma exposição de matemática, visando a estabelecer vínculos e parcerias entre professores, pesquisadores e estudantes.

O workshop já teve uma versão em Lyon em 2013. Os temas escolhidos nesta edição incluem saúde global, engenharia, matemática e diversas áreas de humanidades, como literatura, direito, sociologia, cidades sustentáveis e outras. O evento está inserido nas comemorações de 80 anos da USP.

Foto: Francisco Emolo/Jornal da USP
Foto: Francisco Emolo / Jornal da USP

“Pode-se dizer que esta é uma nova onda de relações acadêmicas com a França, desta vez com mais ênfase na área tecnológica. Porque, quando a USP foi criada, em 1934, teve uma forte influência cultural daquele país, num momento em que o Brasil estava no início de sua industrialização. Agora é um momento importante para buscar novas frentes em alta tecnologia e ciência de ponta”, disse o ex-reitor José Goldemberg, presidente da Comissão Coordenadora das Comemorações dos 80 anos da USP.

O momento é estratégico para a USP e para a Université de Lyon. A instituição francesa está nascendo com uma nova configuração, já que está em processo de agrupamento de diversas universidades da região de Lyon e Saint Etienne, entre elas a Université Lyon 1, 2 e 3, além de outras voltadas para a medicina veterinária, ciências farmacêuticas, direito e engenharia.

“Agora temos uma relação complementar e não apenas de cooperação. A USP é uma instituição que cresceu, estabeleceu competências e pode agora manter relações simétricas para interagir conforme interesses complementares”, disse o professor Raul Machado Neto, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Segundo o diretor adjunto na área de mobilidade acadêmica da Aucani, professor Cláudio Possani, o acordo entre a Université de Lyon e a USP vem sendo negociado há vários anos. “Reflete a convergência de interesses comuns. Antes de selarmos o acordo, houve negociações tanto da USP quanto da Université de Lyon com a Universidade de Tóquio para ser escolhida como parceira privilegiada. Isso não é só uma coincidência; confirma a similaridade e convergência de interesse dessas duas instituições”, disse Possani.

Segundo Possani, uma das áreas privilegiadas é o programa de duplo diploma com a Faculdade de Direito (FD) da USP, que já está no segundo semestre.

O 2º International Research Workshop Lyon – São Paulo acontece nos períodos matutino e vespertino em diferentes salas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). As conferências estão distribuídas nas salas A-2, G-7, E-3, G-9. No saguão do prédio da nova Reitoria acontece uma exposição conjunta de dois museus de matemática: a Matemateca da USP e a Maison Des Mathematiques et Informatique de Lyon.

Scroll to top