Estudo analisa perfil profissional dos alunos recém graduados da EERP

Projeto pretende analisar o perfil profissional dos formados em enfermagem e acompanhá-los no mercado de trabalho.

Na enfermagem, há responsabilidade e compromisso das instituições de ensino superior de formar profissionais que atendam às demandas do mercado de trabalho e do Sistema de Saúde brasileiro. Por isso, o Observatório de Recursos Humanos em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, detectou a necessidade de desenvolver estudos de acompanhamento dos egressos de modo a conhecer a realidade destes profissionais e seu contexto de trabalho.

O estudo O egresso de enfermagem e o mundo do trabalho – Estudo realizado em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Estado de São Paulo é coordenado pelas professoras Silvana Martins Mishima e Silvia Helena Henriques Camelo.  “Pretende-se disponibilizar ferramentas de avaliação aos centros formadores de pessoal na área de enfermagem sobre o impacto da formação desses profissionais nos serviços de saúde, bem como estabelecer estratégias para a melhor qualificação do processo de formação”.

Segundo as coordenadoras, será caracterizado o perfil do enfermeiro formado por essa instituição de ensino superior do estado de São Paulo, analisando características sócio-demográficas e de formação profissional, bem como sua inserção no mundo do trabalho. O estudo será composto por diplomados no período de 2000 a 2010, além disto, a ideia é criar uma metodologia de acompanhamento dos egressos.

O projeto e tem participação de mais seis professores da EERP e pretende agregar ao projeto alunos de iniciação científica. Foi aprovado no último dia 16 de maio, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Com informações da Assessoria de Imprensa da EERP

Mais informações: site www.eerp.usp.br