Estudo do IP busca voluntários para estudo sobre diabetes e exercício físico

A importância clínica da pesquisa é a utilização do exercício físico como uma possível alternativa para o tratamento dos prejuízos visuais decorrentes da doença.

O Instituto de Psicologia (IP) da USP está recebendo pessoas com diabetes tipo 1 e sem diabetes para participar do projeto de doutorado “O Efeito do Exercício Físico sobre a Visão de Cores de Indivíduos com Diabetes Tipo 1”, coordenado pela pesquisadora Valéria Duarte Garcia, do Departamento de Neurociências e Comportamento.

O estudo pretende investigar se é possível verificar diferenças na visão de pessoas com diabetes tipo 1 que praticam atividade física em comparação as pessoas com diabetes tipo 1 sedentárias. Os grupos serão diferenciados por meio de testes clínicos para avaliação de visão de cores, contrastes e função elétrica da retina.

A falta de oxigênio tem sido considerada a causa dos problemas de visão de cores em pessoas com diabetes tipo 1. O presente estudo parte da hipótese de que pessoas com diabetes tipo 1 que praticam atividade física, apresentam uma maior concentração de oxigênio no sangue circulante, e com isso, diminuição nos problemas visuais.

A importância clínica do presente estudo é a utilização do exercício físico como uma possível alternativa para o tratamento dos prejuízos visuais decorrentes da doença.

No projeto de pesquisa, os testes são aplicados no Laboratório da Visão, coordenado pela professora Dora Fix Ventura, do IP.

Para participar da pesquisa, os voluntários devem ter idade entre 18 a 40 anos e diagnosticados com Diabetes tipo 1 e não apresentar complicações decorrentes da doença ou ter idade entre 18 a 40 anos e não ser diagnosticado com Diabetes. Serão recrutados voluntários atletas e sedentários. Os interessados deverão entrar em contato pelo email valduarteg@yahoo.com.br (contato preferencial), ou pelo telefone (11) 3091-4263.

Scroll to top