HC da FMRP seleciona idosos para estudo em saúde sobre atividade física

O estudo tem como objetivo avaliar a atividade física, a composição corporal (em gordura e massa muscular) e força muscular, por meio de exames de sangue, avaliação antropométrica (peso, altura), densitometria óssea, teste para avaliar a força muscular e o nível de atividade física diária.

Da Agência USP de Notícias

Estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP está recrutando voluntários de 65 a 85 anos para participar do Estudo em saúde sobre atividade física, força muscular e composição cultural em idosos.

O objetivo, segundo a pesquisadora Rutinéia de Fátima Micheletto, do departamento de Clínica Médica da FMRP, é avaliar a atividade física, a composição corporal (em gordura e massa muscular) e força muscular, por meio de exames de sangue, avaliação antropométrica (peso, altura), densitometria óssea, teste para avaliar a força muscular e o nível de atividade física diária.

A densitometria óssea, explica, “se baseia em dupla emissão de raios X, a avaliação antropométrica é feita com parâmetros como peso, índice de massa corporal (IMC) e somatória de dobras cutâneas. Antes de realizar esses exames, os voluntários receberão o monitor de atividade física: um adesivo na coxa que pesa apenas 5 gramas.

As restrições na participação do estudo são para idosos que usaram anti-inflamatórios nas duas últimas semanas ou passaram por algum procedimento cirúrgico nos dois meses anteriores e, também, não devem apresentar dificuldade de caminhar.

As despesas relacionadas à pesquisa serão pagas pelos pesquisadores. Para participar, basta entrar em contato com a pesquisadora Rutinéia Micheletto.

Mais informações: (16) 3602-4560 / 3914-3769

Scroll to top