Hospital das Clínicas procura idosas para pesquisa sobre suplemento alimentar

A pesquisa irá investigar os efeitos terapêuticos da creatina no osso. Em atletas, o suplemento é capaz de aumentar a capacidade física e a massa muscular, além de melhorar o fornecimento energético durante o exercício.

A Clínica de Reumatologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) procura mulheres idosas para participarem de pesquisa clínica com suplemento alimentar à base de creatina, composto natural sintetizado pelo próprio organismo e consumido na dieta habitual. A pesquisa irá investigar os efeitos terapêuticos da creatina no osso. Em atletas, o suplemento é capaz de aumentar a capacidade física e a massa muscular, além de melhorar o fornecimento energético durante o exercício.

O estudo envolverá 200 voluntárias, na pós-menopausa, de 60 a 70 anos, que não fazem uso de medicamentos que afetam o osso, como cálcio, vitamina D, alendronato, entre outros.  As mulheres também não devem utilizar suplementos vitamínicos.

As interessadas poderão se inscrever pelos telefones: (11) 3061-7158 / 3061-7213, as segundas, terças, quartas ou sextas-feiras, das 8 às 12 horas, ou pelo email: protocolocreatina@gmail.com. A triagem acontecerá por telefone. As mulheres selecionadas serão avaliadas e acompanhadas por dois anos na Divisão de Reumatologia do Hospital das Clínicas.

O estudo é coordenado pela pesquisadora Rosa Maria Rodrigues Pereira, professora titular da FMUSP e responsável pelo Ambulatório de Osteoporose do Serviço de Reumatologia do HC.

Mais informações: (11) 3061-7158 / 3061-7213, email protocolocreatina@gmail.com

Scroll to top