IPq busca voluntários com sintomas de transtorno explosivo intermitente

Acometidos são pessoas que têm ataques de raiva, pavio curto, descontrole, xingam, brigam, batem ou quebram coisas e depois se sentem culpadas, arrependidas e envergonhadas.

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) busca homens e mulheres acima de 18 anos com sintomas de transtorno explosivo intermitente (TEI). São pessoas que têm ataques de raiva, pavio curto, descontrole, xingam, brigam, batem ou quebram coisas e depois se sentem culpadas, arrependidas e envergonhadas.

O TEI pode ser descrito como a incapacidade da pessoa controlar impulsos de agressividade, gerando instabilidade familiar, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, perda do emprego, suspensão ou exclusão escolar, problemas financeiros e hospitalizações (decorrentes de ferimentos em brigas ou acidentes provocados). Se não tratado, precede ou predispõe à depressão, ansiedade e abuso de substâncias.

Os portadores do transtorno apresentam certa obsessividade pelas coisas “certas”, têm baixa tolerância a frustrações, ficam muito irritados com o que consideram “injustiça”, acreditam que a verdade está com eles e demonstram ausência de habilidades sociais.

Os interessados devem se inscrever somente por email hcgrupotei@gmail.com.

Mais informações: email hcgrupotei@gmail.com