IPq busca voluntários para grupos de pesquisa

Os grupos farão pesquisas sobre ciúme patológico, memória e envelhecimento, fobia de exames e transtorno bipolar.

Da Assessoria de Imprensa do IPq

O Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), dispõe de vagas para participação de pacientes voluntários em diferentes grupos de pesquisa, nos quais também serão oferecidos tratamento. Entre as pesquisas, estão incluídos os temas:

Ciúme patológico
Somente homens, de 18 a 60 anos, que mantenham um relacionamento heterossexual há mais de 4 (quatro) meses e que apresentem ciúme excessivo – especificamente aquele ciúme direcionado ao parceiro amoroso e que esteja prejudicando o relacionamento do casal, tendo como características pensamentos e emoções irracionais associados a comportamentos inaceitáveis ou extremos, onde a preocupação com a infidelidade do parceiro é baseada em evidências incoerentes. Não serão aceitos voluntários com sintomas psicóticos e usuários de drogas. Inscrições pelo e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Memória e envelhecimento
Voluntários de 18 a 25 anos, 40 a 55 anos e 65 a 75 anos, com ensino superior completo ou incompleto, para estudo que visa entender o impacto da idade no funcionamento cerebral e na memória. Os participantes passarão por duas únicas avaliações que incluem entrevista com o médico e exame de ressonância magnética. Para participar é necessário: ser destro, não apresentar problemas neurológicos, transtornos mentais ou psiquiátricos, não ter problemas com uso de álcool ou outras drogas, não fumar, não ter claustrofobia (para o exame no equipamento de ressonância magnética), não ter objetos metálicos no corpo (marcapasso, clips, estilhaços, pinos, aparelho não removível). Inscrições e informações pelo e-mail pesquisacerebro@gmail.com.

Fobia de exame de ressonância magnética
Homens e mulheres de 18 a 60 anos que tenham dificuldade ou recusa em realizar exame de ressonância magnética (fobia de espaços fechados), para participar de estudo no qual será oferecido tratamento baseado em novo modelo de terapia comportamental. Inscrições e informações pelo e-mail tratamentofobia@gmail.com.

Transtorno bipolar
Pessoas de ambos os sexos de 18 a 35 anos, com suspeita de transtorno afetivo bipolar (apresentando sintomas como depressão, mania ou estado misto), sem tratamento psiquiátrico prévio e sem história de uso de drogas. Os interessados devem residir em SP e as inscrições para triagem são feitas pelo e-mail projetobipolar@gmail.com.

Mais informações: site www.ipqhc.org.br

Scroll to top