Museu Paulista seleciona alunos do curso de História para bolsas de iniciação científica

A pesquisa será realizada dentro do projeto “Dimensões materiais da casa colonial no Museu Paulista”.

O Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, tem duas vagas para bolsistas de iniciação científica, com financiamento do CNPq, para desenvolvimento de pesquisa no âmbito do projeto “Dimensões materiais da casa colonial no Museu Paulista”, sob responsabilidade da professora Maria Aparecida de Menezes Borrego.

A bolsa tem vigência de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano. O benefício é de R$400. Os candidatos devem se enquadrar nos seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado no curso de graduação em História na USP
  • Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa
  • Ser selecionado e indicado pelo orientador
  • Apresentar currículo atualizado, enviado e publicado na plataforma Lattes do CNPq
  • Apresentar bom desempenho acadêmico.

Os alunos serão alocados em dois subprojetos de pesquisa no âmbito do projeto maior: “Cultura material e práticas devocionais no espaço doméstico (séculos XVIII e XIX)”, que visa investigar os aspectos materiais do espaço doméstico colonial a partir de artefatos religiosos pertencentes ao acervo da instituição e analisar a formação das coleções e o histórico expositivo desses artefatos no MP; e “Cultura material e práticas alimentares em São Paulo (séculos XVIII e XIX)”, cujo objetivo é investigar os aspectos materiais do espaço doméstico colonial a partir de objetos ligados ao processamento da alimentação pertencentes ao acervo da instituição, e analisar a formação das coleções e o histórico expositivo desses objetos no MP.

Os interessados deverão encaminhar currículo e carta de apresentação justificando o interesse pelo desenvolvimento do projeto de iniciação científica para maborrego@usp.br até dia 21 de abril. Após a avaliação dos currículos, os selecionados serão convidados à entrevista por meio de correio eletrônico.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Museu Paulista

Mais informações: site http://www.mp.usp.br/