Pesquisadora da FSP vai mensurar poluição sonora com moradores da região de Pinheiros

A poluição sonora é um dos principais problemas ambientais do mundo atual que pode comprometer a qualidade de vida da população.

Da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública

Mensurar o ruído no distrito de Pinheiros, em São Paulo, e verificar a percepção da população quanto a esta exposição é o objetivo do projeto de doutorado Poluição sonora no município de São Paulo: avaliação do ruído e o impacto da exposição na saúde humana. A pesquisa é realizada pela fonoaudióloga Karina Mary de Paiva, sob orientação da professora Maria Regina Alves Cardoso, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Para a coleta dados, serão sorteados domicílios do distrito de Pinheiros para a realização de entrevistas com os moradores. A entrevista será conduzida com a aplicação de um questionário simples e rápido (em torno de 10 minutos). Os moradores sorteados serão esclarecidos sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejarem. A participação é voluntária e a recusa em participar não irá acarretar qualquer penalidade. Participar do estudo não terá custos para o morador e não será disponível nenhuma compensação financeira adicional.

Os pesquisadores irão tratar a identidade dos moradores com padrões profissionais de sigilo. Os resultados da pesquisa permanecerão confidenciais e estarão disponíveis no Departamento de Epidemiologia da FSP, caso haja interesse. O nome e o material que indique a participação dos moradores não serão liberados sem a devida permissão. O morador não será identificado em nenhuma publicação que possa resultar do estudo.

Karina Mary de Paiva graduou-se em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF) em 2004. Especializou-se em Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008. Dois anos depois, tornou-se mestre em Saúde Pública pela FSP na área de Concentração Epidemiologia. Atualmente cursa o doutorado em Saúde Pública no Departamento de Epidemiologia da FSP. Realizou, em 2012, doutorado-sanduíche no Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Acústica (NI&DEA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP),  em Portugal. Lá, desenvolveu atividades relacionadas à temática de sua pesquisa e treinamento em Mapas de Ruído. Sua áreas de interesse são: Envelhecimento Populacional, Audiologia do Envelhecimento, Inquéritos de Saúde, Epidemiologia, Saúde Auditiva, Ruído Urbano, Mapas de Ruído, Poluição Sonora.

Mais informações: (11) 3061-7777; email kmpaiva@usp.br