Prêmio Capes de Tese 2014 premia treze trabalhos da USP

A USP foi a Instituição que recebeu o maior número de prêmios. Foram 13 teses premiadas, além de 16 que receberam menções honrosas.

Da Assessoria de Imprensa da USP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 30 de setembro, o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2014. Treze teses da USP foram premiadas, além de 16 que receberam menções honrosas, de um total de 85 concedidas. A USP foi a Instituição que recebeu o maior número de prêmios. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 10 de dezembro.

“Quase um terço das teses de Doutorado reconhecidas pela Capes como de excelência, em 2014, foram realizadas na USP, comprovando, mais uma vez, a excelência da Pós-Graduação de nossa Universidade”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.

O Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Na cerimônia de premiação, também será outorgado o Grande Prêmio Capes de Tese para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Oswaldo Gonçalvez Cruz“; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Mário Schenberg“; Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Sérgio Buarque de Holanda“.

Clique aqui para acessar a relação completa dos agraciados.

Scroll to top