Prêmio Gutierrez do ICMC para melhor tese em matemática recebe inscrições

Prêmio é um estímulo aos doutores em matemática para que desenvolvam pesquisas e é dado à melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior.

As inscrições para a edição 2014 do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon estão abertas até 15 de abril. Realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a iniciativa premia a cada ano a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior.

Para efetuar as inscrições, o autor ou orientador do trabalho deve enviar um email com o arquivo no formato em PDF da tese que foi defendida e aprovada, bem como os artigos dela provenientes, para os seguintes endereços: premiogutierrez@icmc.usp.br e posgrad@icmc.usp.br. Este ano, o valor do prêmio é equivalente a uma bolsa de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 1º de setembro, às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC.

O prêmio homenageia o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde titulou-se mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Mais informações: email posgrad@icmc.usp.br, site icmc.usp.br/e/573bb