Projeto BE MUNDUS oferece bolsas para pesquisadores brasileiros

As áreas contempladas são Engenharias e Tecnologia.

Até 15 de outubro de 2015, estão abertas as inscrições da 3ª chamada para bolsas do projeto BE MUNDUS, coordenado pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, no âmbito do programa Erasmus Mundus da Comissão Europeia. A USP é uma das instituições parceiras do projeto, que conta com nove universidades europeias, onze brasileiras e sete universidades e entidades associadas.

As bolsas são dirigidas aos doutorandos brasileiros para períodos de mobilidade de 6 a 10 meses nas instituições europeias parceiras do projeto: Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), University of Zagreb (Croácia), Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha), Sapienza University of Rome (Itália), Silesian University of Technology (Polônia), Universidade do Porto (Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Cardiff Metropolitan University (Reino Unido).

As áreas contempladas são Engenharias e Tecnologia e Ciências Básicas relacionadas a esses campo de estudo. As bolsas abrangem subsídio mensal de 1.500 euros, despesas com passagens aéreas, seguro e taxas escolares, se necessário.

No dia 8 de maio de 2015, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), em conjunto com o Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE), co-coordenadores do projeto na USP, reuniu bolsistas selecionados na segunda chamada (academic staff e doutorado) para orientá-los em seu período de mobilidade.

Mais informações: site www.bemundus.eu/apply