Revista Caderno de Filosofia Alemã disponibiliza nova edição

A revista propõe o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

A Revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de publicar um novo volume (v.19,2014).

Entre os artigos presentes na edição está a análise do professor Pedro Pimenta, que investiga as origens da Filosofia da História. Para o docente, o filósofo Hume foi um dos primeiros a propor uma análise filosófica da experiência política moderna e utilizar sua história filosófica como fonte para essa nova disciplina. Já no artigo da professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Monique Hulshof, discute-se o conceito de liberdade e a unidade sistemática entre a razão teórica e razão a prática em Kant.

A Revista Cadernos de Filosofia Alemã é organizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), formado por professores e estudantes de diferentes universidades brasileiras. A publicação é semestral e propõe o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade. Tendo como principal ponto de partida os filósofos de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi reconhecidamente decisivo.

Mais informações: site www.revistas.usp.br/filosofiaalema, email filosofiaalema@usp.br