Série de encontros articula pesquisadores da USP em áreas estratégicas da ciência

"Strategic Workshops" reunirão especialistas da USP em torno de temas interdisciplinares.

Aumentar a qualidade e o impacto da produção científica e estimular a colaboração entre os pesquisadores estão entre os principais desafios da ciência no país. No âmbito da USP, diversas iniciativas já vêm sendo desenvolvidas neste sentido e, a partir deste mês, os chamados Strategic Workshops vêm se somar a elas.

Encabeçada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, a série de eventos busca articular os pesquisadores da Universidade em torno de temas interdisciplinares, que contemplem a USP como um todo. “A ideia é organizar a pesquisa na USP priorizando temas em que temos excelência ou que tenham grande potencial, mas que precisem de melhor articulação”, explica o professor Hamilton Varela, assessor de gabinete da PRP e membro da comissão organizadora do primeiro evento da série.

O primeiro workshop da série acontece no próximo dia 21 e traz como mote “Energia, Sensoriamento e Meio Ambiente: a Eletroquímica na USP”. Tema de destaque na agenda da físico-química no Brasil, a eletroquímica envolve aplicações diversas, como remoção de poluentes, sensores para uso forense e produção de células a combustível, e tem na USP a sede de alguns dos mais notáveis grupos de pesquisa do país.

Interdisciplinaridade

Segundo Varela, o formato dos Strategic Workshops, assim como os temas em discussão, são flexíveis. “Não temos um roteiro preestablecido, um formato rígido. Este primeiro workshop acontecerá em um dia, dividido em dois blocos, mas o próximo, por exemplo, com o tema Bioeconomia, transcorrerá durante dois dias, em 19 e 20 de outubro, e terá a participação de convidados internacionais”, adianta. Outro tema já definido é o desenvolvimento de novos fármacos, evento ainda sem data.

O professor explica que a PRP tem estabelecido uma mapa da pesquisa na Universidade, identificando áreas competitivas que precisam de apoio, mas que está totalmente aberta a propostas para futuros workshops.

A iniciativa é afinada com outro projeto surgido na Pró-Reitoria de Pesquisa, os Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs), órgãos que agrupam especialistas de diferentes áreas e unidades em torno de um tema de pesquisa interdisciplinar. “A USP tem cerca de 6 mil docentes. É muito mais fácil avaliar nosso portfólio olhando para estes núcleos”, afirma Varela. Os Strategic Workshops são mais pontuais, mas trabalham também com essa perspectiva de integrar os pesquisadores e dar amplitude a temas estratégicos.

Eletroquímica na USP

Eletroquímica é o assunto do primeiro workshop Foto: Divulgação/IQSC
Eletroquímica é o assunto do primeiro workshop
Foto: Divulgação/IQSC

O evento do dia 21 reunirá no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP pesquisadores Instituto de Química (IQ), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP), apresentando a eletroquímica sob diversos olhares. O primeiro bloco de apresentações, reúne os temas sensoriamento e meio ambiente; o segundo, energia e meio ambiente.

“Em suma, os colegas apresentarão suas pesquisas dizendo como as coisas estão e para onde vão. Tenho certeza que será uma iniciativa de sucesso”, afirma Hamilton Varela, que integra o Grupo de Eletroquímica do IQSC, um dos mais importantes da área no país. Além do professor Varela, representante da PRP na organização dos workshops, a comissão deste primeiro evento conta com os professores Roberto M. Torresi e Edson Ticianelli.

Serviço

Energia, Sensoriamento e Meio Ambiente: A Eletroquímica na USP
21 de setembro, das 9 às 18 horas
Sala de Eventos do IEA – Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições pelo email sedini@usp.br
Mais informações: (11) 3091-1678
Transmissão ao vivo pelo site http://www.iea.usp.br/aovivo

Scroll to top