Professora e pós-graduando da FEARP lançam livro sobre educação pública

"Educação Pública no Brasil: condições de oferta, nível socieconômico dos alunos e avaliação" resultado da dissertação defendida por Thiago Alves, no programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações na FEARP.

Foi lançado nesta terça-feira (8), o livro Educação Pública no Brasil: condições de oferta, nível socieconômico dos alunos e avaliação (Ed. Anablumme/Capes/INEP, 208 p., R$ 45,00). O livro é de autoria de Thiago Alves e da professora Cláudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

A obra é resultado da dissertação defendida por Alves, no programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações na FEARP, em 2007. Segundo Alves, o estudo concluiu que, da forma como se desenvolveu, a escola pública atua mais no sentido de aprofundar as desigualdades sociais do que de reduzi-las.

O método de análise para atingir este resultado relaciona três indicadores considerados fundamentais para compreender e intervir a atual situação do ensino: o desempenho dos alunos, seu nível socioeconômico e as condições de oferta do ensino (como infraestrutura e formação dos docentes).

O livro rejeita a visão de que os problemas da educação não têm origem nos baixos investimentos e que sua solução seria a introdução de mecanismos de mercado na gestão.

Com informações da Outras Palavras Assessoria

Mais informações:(16) 3602-3522 / 3525