Alunas da FMRP ganham prêmio com vídeo sobre alimentação de baixo custo

No total, concorreram ao prêmio 21 vídeos. Os jurados avaliaram, entre outros aspectos, a qualidade técnica, originalidade e conteúdo dos trabalhos.

Da Agência USP de Notícias

A produção de um vídeo educativo sobre alimentação de baixo custo rendeu prêmio a três alunas do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Daniela Taakara, Nathália Mariani e Fabiana Lourenço Costa conquistaram o primeiro lugar em uma competição realizada na Universidade do Porto, em Portugal, onde realizam intercâmbio acadêmico.

Para participar, as alunas produziram um vídeo, com duração de dois minutos, tendo como base um livro elaborado por professores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FNAUP). A competição interna integra as atividades desenvolvidas na Unidade Curricular de Projeto de Comunicação da FNAUP.

As estudantes optaram pela técnica de animação stop motion porque “era uma técnica que interagia com o público e, ao mesmo tempo, era mais fácil de incluir alguns conceitos, teóricos, de maneira dinâmica e capaz de chamar a atenção do público-alvo”, esclarece Fabiana. Elas também escolheram quais figuras seriam usadas e quais ideias e conteúdos seriam abordados. “A maior dificuldade foi saber administrar o tempo disponível de forma que o trabalho não ficasse cansativo e que as pessoas pudessem absorver todas as informações”, lembra Nathália.

O projeto irá veicular o vídeo premiado em canais internos de autarquias e em unidades de saúde em Portugal, pois “foi desenvolvido em uma linguagem simples para a compreensão da maioria das pessoas”, explica o professor Pedro Garça.

A premiação foi no dia 2 de dezembro. Para conhecer melhor a iniciativa e a apresentação dos estudantes, acesse a página da TV Universitária do Porto.

Mais informações: email marta@fmrp.usp.br