Pesquisadora da EE lança livro “Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem”

Acaba de ser lançado o livro Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem (Elsevier), organizado pelas enfermeiras, professoras e pesquisadoras Renata Ferreti-Rebustini, da Escola de Enfermagem (EE) da USP, e por Eduarda Ribeiro dos Santos e Maria de Fatima Correa Paula, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

A obra a ajuda a combater a dificuldade que os alunos da área têm de aplicar a Sistema­tização da Assistência de Enfermagem (SAE). Essa é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as ações de toda a equipe de Enfermagem, sobretudo de técnicos e auxiliares que desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro, e de acordo com a Lei 7498 de 25/06/1986, do Exercício Profissional.

O livro mostra as informações indispensáveis sobre o paciente obtidas por meio das técnicas propedêuticas de avaliação (inspeção, palpação, percussão e ausculta) em exames diversos. É por meio delas, e apoiados no uso da visão, do olfato, tato e da audição, que o enfermeiro identifica sinais físicos de normalidade e anormalidade. A obra reitera a importância de o profissional conhecer a sequência de avaliação, os métodos utilizados na realização do exame físico e o padrão de registro dos achados, além de saber “o que, onde e como” pesquisar.

Mais informações: email dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br, com Andréa Drummond