Evento ensina cuidados com pet que beneficiam saúde de toda a família

Além da orientação, o Sábado da FMVZ terá atividades como oficinas lúdicas, passeios de pônei, show agility e sorteio de banhos para cães.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Providenciar água e comida, mantê-los em um lugar limpo e adequado ao seu porte e necessidades, além de cuidar para que suas carteiras de vacinação estejam sempre em dia são cuidados básicos que as pessoas devem ter com seus animais de estimação. Infelizmente, nem sempre esses cuidados essenciais são atendidos, e mais difícil ainda é imaginar que outras ações que demandam maior tempo e conhecimento sejam realizadas. Entendendo a necessidade de orientar a população sobre o assunto, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP realiza o primeiro Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária, o  SASF Vet.

O evento, que acontece dia 7 de fevereiro, está sendo organizado por médicos veterinários residentes da FMVZ, vinculados ao programa do Ministério da Educação (MEC). O objetivo final é conscientizar e informar a comunidade, de forma lúdica e interativa, que os cuidados dispensados aos animais se refletem na saúde de toda a família. Além, é claro, de ampliar a compreensão do papel do médico veterinário na saúde pública, esclarecendo ações que vão desde a vigilância e controle de alimentos ao combate às zoonoses – doenças transmitidas ao homem por outras espécies de animais.

As atividades, que começam às 10 horas e se desenrolam durante todo o dia, pretendem informar de maneira prática, levando o público a interagir e sentir-se ativo no processo de cuidado do seu pet. As brincadeiras programadas abordarão os muitos aspectos da temática do evento, por exemplo, posse responsável, saúde dos animais de estimação, higiene adequada de alimentos de origem animal para consumo humano, entre outros.

As crianças terão atrações especiais, como passeios de pônei, show com cães adestrados e a oficina Pequeno Farmacêutico, na qual as crianças aprenderão o passo a passo da confecção de um medicamento.

Entre os organizadores do evento está a médica veterinária Silvia Corrêa, que acredita na diversidade de perfis que o evento pode reunir. “Há o proprietário que já nem tem mais dúvidas, de tão acostumado que está ao convívio com o animal e às visitas ao veterinário. Há o proprietário potencial, que nunca teve um pet, mas sonha em ter um, e não sabe nada sobre esse manejo, sobre que doenças são possíveis e sobre cuidados básicos. Todos eles são bem-vindos ao evento, cuja intenção é propiciar aprendizado para uma vida mais saudável do animal e da família”, afirma.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Silvia lembra que os cuidados com os animais de estimação deixaram de ser importantes apenas pelo pet em si, mas por todo o contexto familiar formado quando o pet é incluído. “Trazidos para dentro de casa e criados como filhos, cães e gatos são cada vez mais membros das famílias. Essa proximidade faz com que se tornem fonte fácil de infecção para os contactantes humanos, para os quais podem transmitir parasitas intestinais, parasitas de pele e, em casos menos comuns, doenças fúngicas e bacterianas sistêmicas”, explica.

“Vale lembrar também outras formas de impacto dos animais sobre nossa saúde, como no caso de cães e gatos que têm acesso à rua sem coleira. Além de alimentarem o círculo vicioso do abandono e, por consequência das zoonoses, com cruzamentos descontrolados, eles também se envolvem em acidentes – por mordedura ou acidentes de trânsito – trazendo consideráveis prejuízos sociais”, ressalta Silvia.

Cães e gatos que têm acesso à rua sem coleira, além de alimentarem o círculo vicioso do abandono e, por consequência das zoonoses, com cruzamentos descontrolados, também se envolvem em acidentes.

Dessa forma, para garantir que a relação entre o animal de estimação e o proprietário seja saudável e segura, algumas recomendações devem ser seguidas. Por exemplo, imunizá-los, vermifugá-los, conduzi-los à rua apenas em coleira e garantir que sejam examinados periodicamente por um profissional.

Para as pessoas que tiverem dúvidas relacionadas a esses aspectos, nutrição, higiene, e mesmo sobre a adoção de animais, haverá uma equipe de veterinários no evento passando orientações sobre a melhor forma de agir. Serão sorteados banhos que serão dados no próprio local, através de uma infraestrutura montada pela organização do SASF Vet, além da colocação gratuita de microchip para identificação de animais, mediante apresentação de comprovante de residência.

O evento é gratuito e aberto ao público geral, que poderá levar apenas seus cães. Acontece dia 7 de fevereiro, das 10 às 16 horas, no estacionamento da FMVZ , que fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://www.fmvz.usp.br/agende-se/414-1-sasf-v

Scroll to top