FMRP procura voluntárias que tenham crises de enxaqueca para tratamento

Podem se candidatar voluntárias, na faixa etária de 18 e 55 anos, que tenham pelo menos duas crises de dor de cabeça por mês.

Pesquisadoras do Centro de Reabilitação (CER) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias para a pesquisa Efeito Adicional da Fisioterapia ao Tratamento Medicamentoso na Redução da Intensidade e Frequência da Migrânea (Enxaqueca).

Podem se candidatar voluntárias, na faixa etária de 18 e 55 anos, que tenham pelo menos duas crises de dor de cabeça por mês. A dor de cabeça deve ser enxaqueca, de forte intensidade, do tipo pulsátil, acompanhada ou não de náusea e/ou vômitos e fenômenos visuais (pontinhos brilhantes).

A pesquisa consiste em avaliação médica da dor de cabeça, indicação da medicação adequada e em seguida serão avaliadas também sobre dores no pescoço, rosto e problemas de equilíbrio. Receberão também 14 sessões de tratamento fisioterapêutico, duas vezes na semana, durante 50 minutos, no CER. O tratamento fisioterapêutico será realizado por uma fisioterapeuta especialista em Terapia Manual, com a voluntária na posição deitada durante toda a sessão. A voluntária receberá massagem nos músculos do pescoço e ombros, alongamentos do pescoço e treinamento respiratório para relaxamento.

Segundo as pesquisadoras, responsáveis pelo estudo, Maria Claudia Gonçalves e Débora Bevilaqua Grossi, todos os procedimentos são gratuitos e tanto as avaliações como o tratamento oferecidos não oferecem nenhum tipo de risco para as voluntárias. O projeto foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa do HC.

As voluntárias serão atendidas no horário combinado, não havendo necessidade de aguardar o atendimento na recepção do CER. Interessadas podem se inscrever pelo e-mail mcgfisio@yahoo.com.br ou pelos telefones: (16) 8111-2473, 9962-9432 ou 3602-4585.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP em Ribeirão Preto

Scroll to top