HC de Ribeirão Preto realiza Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele

Os atendimentos do dia 24 de novembro terão foco principal no grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer da pele na família ou quadro anterior da doença.

Da Assessoria de Imprensa do HCFMRP

Para conter a elevada incidência no Brasil, cerca de 120 mil casos novos por ano (estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o Inca), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no sábado, 24 de novembro, a  Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele 2012. Em Ribeirão Preto, a campanha  acontece  das 8 às 14 horas, no ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. Neste dia, a equipe de dermatologistas do HCFMRP realiza atendimento gratuito à população, com exame preventivo da pele e, diante da suspeita do tumor, encaminhamento rápido para confirmação do diagnóstico e tratamento.

Na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, os dermatologistas voluntários de todo país se unem na maior campanha de especialidade por um mesmo objetivo: detecção e orientações de prevenção ao câncer da pele. As ações da campanha consistem em divulgação de orientações, maneiras de prevenção, dos sinais suspeitos nas lesões de pele e os benefícios do diagnóstico precoce.

Segundo a coordenadora do evento em Ribeirão Preto, professora Cacilda da Silva Souza, do Setor de Dermatologia da FMRP, anualmente a campanha na cidade realiza em torno de 500 atendimentos, sendo a doença detectada em 11% destes casos.

Mais informações: site http://ribeirao.usp.br