IP chama voluntários para estudo sobre diabetes e exercício físico

O estudo pretende investigar se é possível verificar diferenças na visão de pessoas com diabetes tipo 1 que praticam atividade física em comparação as pessoas com diabetes tipo 1sedentárias.

O Instituto de Psicologia (IP) da USP está convocando pessoas com diabetes tipo 1 para participar da pesquisa de doutorado “O Efeito do Exercício Físico sobre a Visão de Cores de Indivíduos com Diabetes Tipo 1”, coordenada por Valéria Duarte Garcia, do Departamento de Neurociências e Comportamento.

O estudo de Valéria Duarte Garcia pretende investigar se é possível verificar diferenças na visão de pessoas com diabetes tipo 1 que praticam atividade física em comparação às pessoas com diabetes tipo 1 sedentárias. Os grupos serão diferenciados por meio de testes clínicos para avaliação de visão de cores, contrastes e função elétrica da retina.

A falta de oxigênio tem sido considerada a causa dos problemas de visão de cores em pessoas com diabetes tipo 1. O presente estudo parte da hipótese de que pessoas com diabetes tipo 1 que praticam atividade física, apresentam uma maior concentração de oxigênio no sangue circulante, e com isso, diminuição nos problemas visuais.

A importância clínica do presente estudo é a utilização do exercício físico como uma possível alternativa para o tratamento dos prejuízos visuais decorrentes da doença.

No projeto de Valéria Duarte Garcia, os testes são aplicados no Laboratório da Visão, coordenado pela professora Dora Fix Ventura, do IP.

Para participar da pesquisa, o voluntário deve ter idade entre 18 a 40 anos, ter sido diagnosticado com diabetes tipo 1 e não apresentar complicações decorrentes da doença. Serão recrutados voluntários atletas e sedentários.

Os interessados devem entrar em contato pelo email valduarteg@yahoo.com.br (contato preferencial), ou pelo telefone (11) 3091-4263 para mais informações.

Mais informações:  (11) 3091-4263, email valduarteg@yahoo.com.br

Scroll to top