IPq busca pacientes para acompanhamento e tratamento em diversos grupos de pesquisa

O Instituto de Psiquiatria busca diferentes perfis para atendimento por grupos de pesquisa.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IPq

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) dispõe de vagas para acompanhamento e tratamento gratuitos em diferentes grupos de pesquisa:

Estresse pós-traumático – Pessoas acima de 18 anos que apresentem estresse pós-traumático (transtorno resultante da experiência de um ou mais eventos traumáticos para a pessoa). Os voluntários receberão tratamento baseado em terapia cognitivo-comportamental (TCC). Inscrições para triagens pelo telefone (11) 2661-6988 (somente às segundas e quartas-feiras das 9h30 às 12 horas) ou email amban@amban.org.br.

Idosos com depressão – homens e mulheres de 60 a 75 anos com depressão (tristeza, falta de energia, apatia, perda de interesse e prazer nas atividades do dia a dia, alterações de sono e apetite, irritabilidade, baixa autoestima) para participação em estudo no qual será oferecido tratamento com estimulação magnética transcraniana. Agendamento de triagem pelo telefone (11) 2661-8159.

Usuários de cocaína inalada (pó) – pessoas de ambos os sexos de 18 a 40 anos, sem outras dependências químicas exceto tabaco, para estudo com estimulação magnética transcraniana. Informações e inscrições para triagem telefone (11) 2661-8159.

Mulheres dependentes químicas – mulheres de 18 a 45 anos dependentes de cocaína e/ou crack (sem outras drogas exceto álcool e nicotina), incluindo grávidas de até 15 semanas de gestação, para participação em grupo de estudo no qual serão oferecidos tratamentos médico, psicológico e nutricional. Inscrições para triagens pelo telefone (11) 3082-1876 e pelo email  promud@hcnet.usp.br.

Transtorno bipolar – Pessoas de ambos os sexos de 18 a 35 anos, com suspeita de transtorno afetivo bipolar (apresentando sintomas como depressão, mania ou estado misto), sem tratamento psiquiátrico prévio e sem história de uso de drogas. Os interessados devem residir em São Paulo e as inscrições para triagem são feitas pelo emailprojetobipolar@gmail.com.

Esquizofrenia (1) – Pessoas de ambos os sexos de 18 a 40 anos com diagnóstico de esquizofrenia pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 4º Ed. texto revisado (DSM IV), no mínimo há um ano e no máximo há cinco anos. Informações e pré-triagem pelo email projesqipq@hcnet.usp.br ou pelo telefone (11) 2661-6971.

Esquizofrenia (2) – Homens e mulheres maiores de 18 anos com diagnóstico de esquizofrenia que tenham um cuidador ou acompanhante (alguém que passe pelo menos seis horas por semana com o paciente). O voluntário deve apresentar quadro clínico estável há cinco meses, sem alteração da medicação, sem internações recentes e sem necessidade de outros tipos de terapia, tais como psicoterapia e outras. Informações e pré-triagem pelo telefone (11) 2661-7808.

Fobia de exame de ressonância magnética – Homens e mulheres de 18 a 60 anos que tenham dificuldade ou recusa em realizar exame de ressonância magnética (fobia de espaços fechados), para participar de estudo no qual será oferecido tratamento baseado em novo modelo de terapia comportamental. Inscrições e informações pelo email tratamentofobia@gmail.com

Ciúme patológico – Somente homens, de 18 a 60 anos, que mantenham um relacionamento heterossexual há mais de quatro meses e que apresentem ciúme excessivo, especificamente aquele ciúme direcionado ao parceiro amoroso e que esteja prejudicando o relacionamento do casal, tendo como características pensamentos e emoções irracionais associados a comportamentos inaceitáveis ou extremos, onde a preocupação com a infidelidade do parceiro é baseada em evidências incoerentes. Não serão aceitos voluntários com sintomas psicóticos e usuários de drogas. Inscrições pelo email proamiti.secretaria@gmail.com.

Voluntários normais – Voluntários de 18 a 25 anos, 40 a 55 anos e 65 a 75 anos, com ensino superior completo ou incompleto, para estudo que visa entender o impacto da idade no funcionamento cerebral e na memória. Os participantes passarão por duas únicas avaliações que incluem entrevista com o médico e exame de ressonância magnética. Para participar é necessário: ser destro, não apresentar problemas neurológicos, transtornos mentais ou psiquiátricos, não ter problemas com uso de álcool ou outras drogas, não fumar, não ter claustrofobia (para o exame no equipamento de ressonância magnética), não ter objetos metálicos no corpo (marcapasso, clips, estilhaços, pinos, aparelho não removível). Informações pelo email pesquisacerebro@gmail.com.

Mais informações: (11) 2661-7801, email imprensa.ipq@hcnet.usp.br