IPq tem de vagas para pacientes voluntários em diversas áreas

Os tratamentos são gratuitos e incluem exames e medicamentos.

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) dispõe de vagas para pacientes voluntários em diversos grupos e ambulatórios. Os tratamentos são gratuitos, inclusive medicações, exames laboratoriais e de imagem, de acordo com os serviços oferecidos:

Memória
Homens e mulheres a partir de 60 anos, sem dificuldades de memória ou raciocínio em geral ou apenas com dificuldades leves, para estudo que pretende identificar o risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, com uso de uma nova tecnologia diagnóstica.
Informações e inscrições: (11) 9432-13537 (deixar nome e telefone de contato na caixa postal) ou email pesquisamemorialim27@gmail.com

Trauma emocional
Voluntários de 18 a 65 anos, que tenham vivenciado ou presenciado eventos traumáticos e se encontrem emocionalmente abalados (comum em situações como acidentes automobilísticos, catástrofes, tentativas de assassinato, assalto a mão armada, sequestros, violências física e sexual e muitas outras). Serão oferecidos tratamentos médico e psicológico.
Informações e inscrições: (11) 2661-6525 ou email novasestrategias.ipq@hc.fm.usp.br

Skin Picking
Voluntários maiores de 18 anos que apresentem skin picking, uma síndrome que leva as pessoas a cutucarem a pele compulsivamente, provocando lesões em diferentes graus, em várias partes do corpo (especialmente áreas que podem ser “escondidas” pela roupa).
Informações e inscrições: (11) 2661-7805 ou email proamiti.secretaria@gmail.com

Transtorno bipolar
Pessoas de 18 a 59 anos, que apresentem transtorno bipolar e se encontrem deprimidos no momento, para estudo no qual será testada a eficácia da creatina como adjuvante no tratamento. Serão realizadas avaliações neuropsicológica e de neuroimagem e exames laboratoriais completos. O transtorno bipolar é uma doença mental caracterizada pela alternância de humor, com episódios de euforia (mania) e depressão, intercalados com períodos de normalidade.
Inscrições e informações: (11) 2661-7928 ou email pesquisaproman@gmail.com

Depressão
Homens e mulheres de 18 a 65 anos, que apresentem depressão unipolar (aquela sem alternância no estado de humor) ou bipolar (episódios depressivos que incidem em portadores do transtorno bipolar do humor).
Inscrições e informações: email pesquisa.depressao@gmail.com (para o projeto depressão unipolar) ou pesquisadepressaobipolar@gmail.com (para o projeto depressão bipolar) ou pelo site http://www.sin.org.br/

Esquizofrenia
Pessoas de 18 a 55 anos, com diagnóstico de esquizofrenia, para uma nova abordagem psicoterápica, que vem se mostrando eficaz no controle de sintomas chamados negativos, como apatia, falta de vontade, energia, isolamento social e baixa afetividade, presentes em cerca de 60% dos portadores da doença.
Informações e inscrições: email pesquisa.esquizofrenia@gmail.com

Oniomania (compra compulsiva)
Pessoas de 21 a 60 anos, que apresentem comportamento repetitivo e crônico de gastar descontroladamente – compra compulsiva ou oniomania. Esses indivíduos também podem apresentar outros transtornos associados, como ansiedade, depressão e transtorno bipolar. Serão oferecidos tratamentos médico/medicamentoso e psicoterápico.
Informações e inscrições: (11) 2661-7805 ou site http://www.proamiti.com.br/

Anorexia
Crianças/adolescentes de 12 a 17 anos, com quadro de anorexia nervosa (perda de peso intensa à custa de dietas rígidas, em busca desenfreada da magreza, distorção da imagem corporal e outros).
Informações e inscrições: email protad.hc@uol.com.br

Transtornos alimentares
Voluntários do sexo masculino, maiores de 18 anos, com sintomas de transtorno alimentar (anorexia, bulimia ou comer compulsivo).
Informações e inscrições: (11) 2661-6975 ou email ambulim.ipq@hc.fm.usp.br

Compulsão alimentar
Mulheres de 18 a 60 anos, que realizaram cirurgia bariátrica há mais de 2 anos, mas ainda mantêm índice de massa corpórea (IMC) superior a 30kg/m2 e episódios de compulsão alimentar.
Informações e inscrições: (11) 2661-6975 ou email ambulim.ipq@hc.fm.usp.br

Epilepsia
Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com diagnóstico de epilepsia rolândica, ou adolescentes e adultos, de 16 a 55 anos, com epilepsia mioclônica juvenil.
Informações e inscrições: (11) 2661-6518, site http://www.epilepsiahc.com.br/

Déficit de atenção e hiperatividade
Voluntários a partir de 65 anos que apresentem sintomas de transtorno de déficit atenção e hiperatividade (TDAH) desde a infância e/ou juventude (desatenção, distração, desorganização, procrastinação, agitação).
Informações e inscrições: email idosotdah@gmail.com ou diretamente com a psicóloga Margarete Klein pelo (11) 99229-0359

Psicoterapia para cuidadores de pessoas com Alzheimer
Atendimento psicológico (grupo de apoio) para cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer que apresentem sintomas depressivos e ansiosos (comuns nessa situação, em razão da sobrecarga de tarefas e responsabilidades). Critérios para participar: ser o cuidador principal ou exercer essa atividade no mínimo 2 horas por dia; apresentar sintomas de sobrecarga e/ou depressivos, com perda de qualidade de vida; ter mais de 35 anos e, obrigatoriamente, ser familiar do doente.
Informações e inscrições: email grupopsicorpo@gmail.com

Da Assessoria de Imprensa do IPq

Scroll to top