Livro sobre Educação Baseada na Comunidade na área da saúde ganhará traduções

O livro conta a experiência da EBC de dezessete escolas da área de saúde do Brasil, entre elas a FMRP.

Da Agência USP de Notícias

Pesquisadores brasileiros lançaram em novembro de 2014 o livro Educação baseada na Comunidade para as profissões da Saúde: aprendendo com a experiência brasileira (Editora FUNPEC, 297 páginas, 2014) e receberam convite da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) para traduzi-lo para o inglês e espanhol. A obra foi organizada pelos professores Valdes Roberto Bollela, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Henry de Holanda Campos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Eliana Amaral, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O livro conta a experiência da Educação Baseada na Comunidade (EBC) de dezessete escolas da área de saúde do Brasil, entre elas a FMRP, e foi lançado no Congresso da Network – Towards Unit for Health  na cidade de Fortaleza (Ceará). Da FMRP, foi relatada a experiência de implantação do eixo de urgências e emergências do Curso de Medicina, que tem um forte componente de educação baseada na comunidade, e é referência para o Brasil. As versões em inglês e espanhol devem ser lançadas ainda no primeiro semestre de 2015.

O livro eletrônico em português pode ser baixado gratuitamente neste link. Já os interessados em adquirir uma cópia impressa da edição brasileira podem solicitar pelo email amattos@hcrp.usp.br ou bollela@gmail.com, com custo de R$ 20 (livro), mais R$ 10 para as despesas de correio.

Mais informações: emails amattos@hcrp.usp.br e bollela@gmail.com