Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMRP completa 20 anos

O serviço é peça fundamental no Sistema de Vigilância Epidemiológica da região.

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) comemora 20 anos. O NHE tem suas origens na década de 1970, por iniciativa dos professores José da Rocha Carvalheiro e Aldaísa Cassanho Forster, do Departamento de Medicina Social (DMS), e João Carlos da Costa, do Departamento de Clínica Médica da FMRP.

Em 1988, sob direção do professor Ricardo José Soares Pontes, criou-se o Centro de Pesquisa e Vigilância Epidemiológica (CPVE), que fazia o repasse de informações ao Setor de Vigilância Epidemiológica do Centro de Saúde Escola, cuja área de abrangência englobava a região do HCFMRP.

Sua oficialização formal ocorreu em 17 de março de 1992, a partir de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e o HCFMRP. A partir dessa data, o CPVE passou a ser designado Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), a exemplo de outros núcleos semelhantes criados em hospitais de grande porte em todo o estado de São Paulo. Com o advento do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, em 2004, o Serviço passou a chamar-se Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), sendo o HCFMRP considerado Hospital de Referência nível III.

Nesse ano de 2012, o serviço comemora seus 20 anos de existência formal, ocupando posição fundamental no Sistema de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto e região. Desempenha ainda papel relevante no ensino e na pesquisa, propiciando treinamento para alunos do curso médico e a realização de pesquisas em conjunto com outros departamentos.

Mais informações: site www.hcrp.fmrp.usp.br