Oficinas buscam reintegração social de pessoas com problemas psiquiátricos

Oficina de Participação Social, ligada ao curso de Terapia Ocupacional da USP em Ribeirão Preto, é o único do município a oferecer atividades gratuitas aos pacientes.

Do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto

Fotos: Divulgação

Trabalhos com tecidos, pintura, culinária, passeios a museus, cinemas, clubes, parques, apresentações musicais e feiras. Com essas atividades, a OPASSO – Oficina de Participação Social pretende reintegrar à sociedade pessoas com problemas psiquiátricos. O serviço é único em Ribeirão Preto e já conta com fila de espera para os atendimentos.

Criada em 2006 como projeto de extensão vinculada ao curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a OPASSO surgiu, segundo os responsáveis, pela “necessidade de superar as limitações do corpo e, sobretudo, da mente, para mostrar que todo ser humano é capaz de mudar a realidade e reescrever sua própria história”. Efetivamente, as atividades da OPASSO com a população começaram em 2009.

Atualmente, conta com equipe pequena, apenas um docente, um técnico de nível superior e seis alunos, voluntários do curso de Terapia Ocupacional e bolsistas de extensão. Porém, os encontros são semanais, realizando atendimento aos pacientes encaminhados à oficina pelo serviço de saúde pública ou por indicação de alguém que já tenha frequentado a OPASSO.

Reinserção Social

O grande objetivo do projeto é trabalhar com a reinserção social dos pacientes. Assim, os esforços se dirigem à diminuição do preconceito contra pessoas com problemas psicofísicos e ao uso de recursos para propiciar ao paciente uma vida mais autônoma.

Além das atividades artesanais e de capacitação profissional, os pacientes também desenvolvem tarefas, aproveitando os espaços do campus da USP em Ribeirão Preto, como quadras, campos e eventos musicais que a universidade oferece. Os produtos desenvolvidos por eles são vendidos em eventos, por meio da internet, no site da OPASSO, de bazares e feiras. O dinheiro arrecadado é destinado aos próprios pacientes, proporcionando sua reinserção no mercado de trabalho.

Fotos: Reprodução / TV USP

Luzia Alexandre da Silva, mãe do paciente com esquizofrenia, André Alexandre, se diz bastante satisfeita com a evolução apresentada por seu filho após o início das atividades junto à OPASSO. “Ele participa da sociedade; eu o levo ao mercado, para o centro da cidade e ele tem se acostumado a estar em sociedade, o que é um desafio para a esquizofrenia”, enfatiza a mãe.

Além de prestar assistência à população, o projeto serve como campo de pesquisa e aprimoramento para os estudantes, que participam três vezes por semana, duas horas e meia por dia, e agradecem a oportunidade de participar. “Em minha formação, eu só teria contato com esse público no meu estágio, de uma forma meio superficial. Aqui, com o convívio, é possível vivenciar bastante, tanto a patologia quanto o contexto cultural da vida de cada um dos pacientes”, conta Camila Lotufo, aluna do curso de Terapia Ocupacional da FMRP.

De acordo com Adriana Oliveira, professora da FMRP, através da participação na oficina, os graduandos em Terapia Ocupacional aprendem mais sobre a relação terapeuta-pacientes e apresentam maior facilidade na relação e na compreensão de outras disciplinas do curso de Terapia Ocupacional.

Além do que, o trabalho realizado pela OPASSO é único na cidade de Ribeirão Preto e já precisa ser expandido, comenta a professora Adriana, enfatizando que o serviço já possui uma lista de espera com aproximadamente 12 pacientes. “Nós teríamos necessidade de ter outros profissionais, de fazer outros grupos em outros bairros também”, arremata.

Confira abaixo matéria em vídeo da TV USP:

A OPASSO funciona em uma casa dentro do campus da USP em Ribeirão Preto, na Rua das Paineiras, casa 6. Para participar da oficina, o paciente interessado deve apresentar uma carta de encaminhamento, especificando o distúrbio tanto psíquico e/ou físico e, em seguida, passar por uma entrevista presencial que determinará o perfil do grupo para sua integração.

Mais informações: (16) 3602-0159, site http://www.oficinaopasso.com