Pesquisa na FSP analisou impacto das mudanças no clima em políticas de saúde

Pesquisa analisou a Política Municipal de Mudança do Clima criada na cidade de São Paulo em 2009.

Em 2009, a cidade de São Paulo criou a Política Municipal de Mudança do Clima (PMMC), com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, em um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático. Analisar essa política a partir da inserção do Setor Saúde e de ações intersetoriais decorrentes foi o objetivo da dissertação de mestrado desenvolvida por Rubens Landin, sob orientação do professor Leandro Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A pesquisa Mudanças climáticas, impactos urbanos e a capacidade de adaptação: um estudo crítico sobre a inserção do Setor Saúde na Política de Mudança do Clima do Município de São Paulo, aponta que embora a constância dos eventos climáticos extremos e as transformações ambientais sejam um componente importante no desequilíbrio entre o espaço urbano construído e o ajuste ao ambiente, as consequências colhidas hoje não são apenas resultado da mudança climática. Na verdade, ela apenas potencializa os déficits decorrentes de um espaço urbano cuja produção desconsiderou fatores ambientais.

Segundo Landin, a urbanização da cidade de São Paulo é caracterizada por um processo de construção social excludente e de supressão da maioria, que inviabilizou a criação de um modelo espacial urbano coletivamente mais justo.

A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, o pesquisador concluiu que a hipótese de que o Setor Saúde teria suas atribuições restritas para realizar o monitoramento da qualidade do ar é refutável. Após a análise do PMMC, Rubens observou um redirecionamento dessas ações do Setor Saúde, em que se estabeleceu uma relação dialética intersetorial positiva, nutrindo-se, na fase de implementação, de novas forçantes políticas, tangenciando e agregando potencialidades e vulnerabilidades restritas a outras políticas já existentes e, com isso, ampliando suas dimensões no sentido da prevenção e promoção da saúde.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP

Mais informações: (11) 95030-8688, email rlandin@usp.br

Scroll to top