Referência na área, Centro de Saúde Escola da FSP completa 90 anos

Simpósio internacional celebra o aniversário da instituição e reflete sobre os desafios do Centro de Saúde atendendo em rede junto ao SUS

Simpósio internacional celebra o aniversário da instituição e reflete sobre os desafios do Centro de Saúde atendendo em rede junto ao SUS

Além de oferecer atendimento de qualidade aos moradores de bairros paulistanos e desenvolver atividades de pesquisa e ensino, o Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” (CSE) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP é referência no estado de São Paulo e no país quanto a implementação de programas que norteiam ações do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Primeiro do tipo no Brasil, o Centro completa 90 anos de atuação em 2015. Para comemorar a data, o Centro realizará dias 26 e 27 de novembro o primeiro Simpósio Internacional Educação e Redes de Atenção à Saúde: Interfaces, Conquistas e Desafios, buscando fazer um balanço de seu trabalho junto à população e à comunidade acadêmica e se preparar para os novos desafios.

Atualmente, o Centro tem importância estratégica do ponto de vista assistencial por atender pessoas de uma área distrital de maior abrangência do município de São Paulo, atingindo cerca de 110 mil moradores. O CSE oferece serviços de saúde com ênfase no trabalho de equipes multiprofissionais que vão desde a geriatria, fonoaudiologia, homeopatia, nutrição, dermatologia sanitária (hanseníase), saúde mental, saúde da mulher, da criança e do adolescente, tisio-pneumologia, homeopatia e nutrição até programas de atenção à violência sexual, terapia ocupacional e vigilância sanitária.

Diferentemente das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem apenas assistência ao usuário, o CSE direciona seu foco também na formação de profissionais e na pesquisa científica, recebendo estagiários, residentes e profissionais de várias regiões de São Paulo e do Brasil. Todo ano, cerca de quinhentos alunos da graduação e profissionais exercem suas atividades nas dependências do Centro. São pessoas da própria USP, ligadas às Faculdades de Saúde Pública e Medicina e da Escola de Enfermagem, bem como de instituições externas como o Hospital Sírio Libanês, Universidade Santo Amaro (Unisa), Hospital Servidor Público Municipal, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (GO), dentre outras.

Um pouco de história

Paulo Rogério Gallo | Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Ao falar dos 90 anos do Centro de Saúde Escola, o atual diretor, Paulo Rogério Gallo, afirma que o desafio desse momento é pensar no futuro incluindo as necessidades de saúde da população e da comunidade científica no contexto da gestão. Gallo conta que em 1925, quando o centro foi criado, a situação da saúde brasileira era bastante diferente do que é hoje: “era militarizada e interventora. As políticas de estado e de saúde tinham um aspecto de polícia”. Foi neste contexto, que o centro foi fundado trazendo nova proposta baseada no usuário, o que, segundo o professor, mudava toda a lógica do trabalho para definição de prioridades de saúde.

Atualmente, o CSE vem implementando parcerias com a prefeitura de São Paulo, e um dos objetivos de Gallo é fazer a integração com a rede do SUS sem deixar ser referência na área da saúde para todo o Brasil. Essa questão será o tema da palestra do diretor no encerramento do simpósio: o papel do CSE na estruturação da Escola de Unidades de Saúde no contexto de atenção primária do SUS. A professora Marília Louvison, do Departamento de Práticas de Saúde Pública, da FSP, entende como desafio o avanço na implantação da política de atenção básica do SUS, que é fortemente estruturada na estratégia de saúde da família, construindo vínculo e compromisso com o território e as necessidades das pessoas. Marília será uma das moderadoras do simpósio, em debate sobre o envelhecimento no século 21.

Foto: Arquivo pessoal / Ana Cristina Tanaka

Entre 1979 e 1985, o Centro de Saúde Escola foi gerido por Arnaldo Augusto Franco de Siqueira, hoje professor aposentado do Departamento de Saúde Materno Infantil, da FSP. Na USP desde 1960, quando ingressou no vestibular de medicina, Siqueira conta que a instituição sempre esteve na vanguarda na área da saúde, cuidando do indivíduo considerando o contexto familiar e comunitário. Siqueira lembra que o centro também teve participação ativa na criação dos cursos de nutrição, administração hospitalar, saúde pública para médicos e para engenheiros, entre outros. De sua vida acadêmica que sempre esteve ligada ao Centro de Saúde, Siqueira recorda que para sua tese de doutorado e depois de livre docência, cujo tema foi sobre nutrição da gestante e do feto, os dados coletados vieram dos atendimentos do CSE.

Simpósio

O Simpósio Internacional Educação e Redes de Atenção à Saúde: Interfaces, Conquistas e Desafios acontece dias 26 e 27 de novembro no Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, localizada na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar, SP. No saguão principal da Biblioteca, o público poderá visitar a exposição “Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza: 90 anos de ensino, pesquisa e assistência”.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo site. As inscrições devem ser realizadas pelo formulário.

Mais informações: (11) 3061-7726, email csgps@usp.br