Superintendência de Gestão Ambiental publica trabalho pioneiro sobre febre maculosa

O livro tem como proposta auxiliar no manejo das capivaras, explicar o que fazer com os carrapatos e, principalmente, como reagir diante dos sintomas.

Caio Albuquerque e Raiza Tronquin/Assessoria de Comunicação da Esalq

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP lançou, em 16 de dezembro, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da capital, a publicação Febre maculosa: dinâmica da doença, hospedeiros e vetores.

O trabalho é pioneiro e constitui-se na única e mais completa referência atualizada sobre o tema. A ideia da publicação consolidou-se por meio do workshop Capivara-Carrapato-Febre Maculosa, realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2012, promovido pela SGA, que reuniu especialistas no tema para discutir o problema e criar diretrizes para os campi da USP.

A publicação é composta por quatro capítulos: I – Prevenção, Diagnóstico e Tratamento Médico da Febre Maculosa Brasileira; II – Controle do Agente Etiológico e Vetores da Febre Maculosa Brasileira; III – Biologia e Manejo de Capivaras; IV – Diretrizes para os Campi da USP.

Ainda como parte do conjunto de ações promovidas pela SGA com relação ao tema, foi publicada Portaria GR-6.474, de 12-12-2013, que dispõe sobre as diretrizes aplicáveis no combate aos problemas relacionados à tríade “Febre Maculosa-Carrapato-Capivara”.

Utilidade pública

De acordo com Miguel Cooper, professor do Departamento de Ciência do Solo (LSO) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba e assessor técnico da SGA, o grande problema é a falta de informação que as pessoas têm sobre a doença. “Não existem muitos casos, mas a letalidade é muito alta. Com os desequilíbrios no ambiente, como a falta de predadores no caso das capivaras, o combate torna-se dificultoso. Em nossa região, a capivara é o hospedeiro, mas em outras áreas podem ser cachorros, pássaros, gambás, entre outros”.

O livro tem como proposta auxiliar no manejo das capivaras, explicar o que fazer com os carrapatos e, principalmente, como reagir diante dos sintomas. Com informações técnicas sobre a doença, carrapato e capivara, atende tanto a comunidade em geral, quanto profissionais que atuam nessa área de risco.

Com tiragem de mil exemplares, o manual será distribuído para a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que encaminhará às secretarias de saúde e meio ambiente das regiões endêmicas, bem como nas unidades e serviços de saúde da USP. Uma versão PDF estará disponível no portal da SGA.

Mais informações: emails recicla.esalq@usp.brsga@usp.br e mcooper@usp.br.

Scroll to top