Unidades da USP participam das campanhas PRÓ-Saúde e PET-Saúde

Projetos buscam incentivar adaptações curriculares na graduação de modo a produzir conhecimento voltado às necessidades de saúde da população e à prestação de serviços à saúde da população a partir dos princípios do SUS.

A professoras Simone Rennó Junqueira, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, e Yara Maria de Carvalho, da Escola de Educação Física (EEFE) da USP coordenam na USP o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciativas atreladas ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação que visam à formação de profissionais de saúde para um atendimento humanizado, qualificado e resolutivo, compatível com as necessidades de saúde da população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto busca incentivar adaptações curriculares na graduação de modo a produzir conhecimento voltado às necessidades de saúde da população e à prestação de serviços à saúde da população a partir dos princípios do SUS. Alinha-se, assim, aos objetivos do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, ao mesmo tempo em que responde aos desafios do novo contexto da formação profissional.

Os conteúdos decorrentes do programa incluem atividades nas UBS, seminários, reuniões, participação em projetos de pesquisa, entre outros. O estudante tem a oportunidade de atuar nos serviços de forma integrada às equipes de saúde e essa dinâmica ensina sobre o trabalho multiprofissional, a integralidade no cuidado e atenção à saúde e o acesso à realidade das condições de vida e de saúde da população.

O Programa disponibiliza bolsas para docentes/tutores, profissionais de saúde/preceptores vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e estudantes de graduação das áreas da saúde (medicina, farmácia, nutrição, odontologia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, educação física, nutrição e fisioterapia).  São 96 estudantes, 48 preceptores e 8 tutores envolvidos.

As primeiras iniciativas da USP no PRÓ-Saúde aconteceram em 2005 e no PET-Saúde em 2009, com a Escola de Enfermagem (EE), a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e a FO.  Em 2010-2012 outras áreas foram agregadas, inclusive a educação física.

Na versão 2012/2014, o PRÓ-Saúde e PET-Saúde da USP privilegia a discussão da formação de modo que os futuros profissionais sejam capazes de responder às necessidades da atenção básica de forma integrada aos demais serviços da região, contribuindo para a consolidação da rede de atenção à saúde.

Mais informações: (11) 3091-2247, site www.eefe.usp.br