CEM disponibiliza estudo com metodologia de identificação de assentamentos precários urbanos

O Centro de Estudos da Metrópole elabora e disponibiliza estudo com sistematização visando a promover análises similares.

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição de pesquisa avançada em ciências sociais sediada na USP e no Cebrap, elaboraram um resumo dos aspectos metodológicos desenvolvidos pelo próprio Centro para o projeto contratado pelo Ministério das Cidades, em 2007, sobre assentamentos precários urbanos.

Trata-se de uma sistematização que objetiva facilitar o desenvolvimento de análises similares, em especial aquelas realizadas utilizando os dados do Censo de 2010.

O desenvolvimento e a aplicação dessa metodologia refere-se ao cálculo de estimativas e à elaboração de cartografias de setores subnormais e precários nos espaços intraurbanos, tanto no que diz respeito à sua qualificação quanto à quantificação.

O estudo Assentamentos Precários no Brasil Urbano se apoia na experiência prévia do CEM no desenvolvimento de pesquisas e ferramentas georreferenciadas de suporte a políticas públicas e pode ser baixado livremente no site do CEM.

O Centro disponibiliza ainda o estudo realizado em 2007 e um estudo de 2013 para os municípios da Macrometrópole Paulista.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CEM

Mais informações: site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole

Scroll to top