O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), instituição de pesquisa avançada em ciências sociais sediada na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), lança a edição de julho do boletim Pontocem, publicação online semestral destinada à divulgação de trabalhos relacionados à pesquisa desenvolvida no centro.
O Boletim Pontocem apresenta a referência bibliográfica das obras e trabalhos desenvolvidos no CEM: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de teses e dissertações defendidas pelos pesquisadores, incluindo também a série de textos para discussão, publicados on line pelo CEM (que contam com número de ISSN – International Standard Serial Number). A décima primeira edição contempla a produção referente ao primeiro semestre de 2015, boa parte podendo ser acessada livremente pela internet.
As atuais linhas de pesquisa do CEM compreendem quatro grandes dimensões: Quanto o Brasil mudou nos últimos 50 anos?; Entender os efeitos independentes das políticas de estado nas condições sociais na redução da desigualdade; Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis e Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender “quem faz o quê”?
O Centro de Estudos da Metrópole é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP. As referências abordam temáticas relacionadas a: trabalho, pobreza, redes sociais, segregação, favelas, gênero, raça, políticas públicas, sociedade civil, religião, entre outros.
O acesso a todas as edições do Boletim Pontocem é livre pela página do CEM, na área de Publicações.
Com informações da Comunicação Institucional do CEM
Mais informações: site http://www.fflch.usp.br/centrodametropole