Curso ensina informática básica para idosos em São Carlos

Conhecer os conceitos básicos de informática e suas formas de utilização e navegação na internet. Foi o que uma turma de idosos pôde explorar durante o curso de informática básica com ferramentas em software livre, concluído no dia 25 de maio, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O evento foi realizado pelo Centro de Competência em Software Livre (CCSL) e pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL).

De acordo com a coordenadora do curso e integrante do NAP-SoL, Ellen Barbosa, o objetivo foi ensinar os conceitos básicos de informática para a terceira idade. “Além disso, tentamos aproximar a comunidade da universidade, o que foi o nosso maior ganho. A troca de experiências entre alunos e professores foi essencial para a iniciativa”.

Durante o curso, que teve a duração de cinco semanas, os alunos puderam aprender a utilização do computador e suas ferramentas de uso livre como abertura de contas de email, uso de canais de vídeos e demais acessos. Para a aluna Glaurea dos Santos, o curso contribuiu para sua compreensão em relação às funções do computador. “Eu utilizava a internet de forma básica, sempre na tentativa e perguntando para as pessoas, e algumas delas não são pacientes para ajudar”, afirmou. “No curso eu tive uma orientação mais técnica, o que me trouxe mais segurança. Além disso, os monitores são atenciosos, criamos amizades, o que foi muito bom”, complementa a aluna.

Para a professora do curso, aluna de graduação do curso de Ciências da Computação do ICMC e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET- Computação) do ICMC, Ana Paula Lima, “ministrar o curso é uma ótima experiência. É muito interessante ensinar o que sabemos e ver os alunos felizes pelo contato com a tecnologia. Nós explicamos passo a passo, com tempo, tendo troca de experiência deles conosco e, assim, passamos a conhecê-los mais”.

Através da parceria entre a universidade e a prefeitura local, outros dois cursos também foram oferecidos: o curso de ensino à distância e de informática básica, ambos para professores da rede pública, com o intuito de mostrar, para professores do ensino fundamental e médio, novas possibilidades didáticas de transmissão de conhecimento pelo uso do computador e da internet.

De acordo com o coordenador do NAP-SoL José Carlos Maldonado, “envolver alunos da graduação e pós-graduação como instrutores, sob a coordenação de um docente, nessas atividades de cultura e extensão, é muito relevante para a formação do futuro profissional e do cidadão, conforme a interação dos alunos com a sociedade cooperando, assim, na disseminação dos conhecimentos e tecnologias”.

Os cursos foram organizados pela parceria entre o  NAP-SoL, PET-Computação, Comissão de Cultura e Extensão, todos do ICMC, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a prefeitura do município de São Carlos, através do Museu da Ciência Mário Tolentino. Novas edições serão realizadas no segundo semestre deste ano.

Flávia Cayres / Assessoria de Comunicação do NAP-SoL