Edusp lança o livro “Notícias do Rio”

A obra tem como autor o pesquisador Vandré Aparecido Teotônio da Silva.

A Editora da USP (Edusp) e a Nankin Editorial acabam de lançar o livro Notícias do Rio – a intervenção no jornal O Estado de S. Paulo e a autolegitimação do Estado Novo (1939-1945), do historiador Vandré Aparecido Teotônio da Silva.

A obra é baseada na dissertação de mestrado do historiador apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ela aborda a intervenção do governo de Getúlio Vargas no jornal paulista durante o Estado Novo, entre 1940 e 1945. O episódio, como mostra o autor, é considerado pelos atuais herdeiros do jornal um hiato na história do periódico que, sob essas circunstâncias, continuou circulando diariamente pela manhã e à tarde.

A coluna “Notícias do Rio”, criada pouco antes da intervenção e ampliada depois dela, foi o foco da pesquisa justamente por acompanhar a política nacional. Deste modo, em conjunto com outros órgãos varguistas de comunicação – em especial o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) –, O Estado de S. Paulo contribuiu para consolidação da figura do líder estadista, criando e divulgando materiais favoráveis ao governo.

Um aspecto importante que o livro explora, por exemplo, foi o papel fundamental que teve a imprensa brasileira, inserida na situação política interna de uma ditadura, na justificação do envio dos “pracinhas” à Segunda Guerra. O livro pode ser adquirido nos sites da Edusp e da Nankin Editorial.

Mais informações: site http://www.edusp.com.br/

Scroll to top