Entidade estudantil da FEA leva consultas oftalmológicas gratuitas a ONG de Ribeirão Preto

Além das consultas oftalmológicas, serão dadas instruções sobre diversos temas como escovação dos dentes, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

No dia 13 de dezembro, das 9 às 16 horas, a entidade estudantil Enactus da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP realiza o Domingo da Saúde Tio João, no antigo Lar Acolhedor de Menores (Laram), atualmente conhecido como Espaço Tio João, na Vila Elisa.

Durante a ação serão realizadas consultas oftalmológicas gratuitas às crianças e adolescentes atendidos pelo Espaço. Caso seja diagnosticada a necessidade de uso de óculos de grau, eles serão produzidos e entregues gratuitamente, por meio de parceria com o Projeto VerBem, desenvolvido pela ONG Renovatio ligada ao Enactus do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Além disso, alunos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ambas da USP, estarão no local para dar instruções sobre diversos temas como escovação dos dentes, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

A ação é uma das muitas desenvolvidas pela Enactus FEARP no antigo Laram. Desde o início de 2015, a entidade estudantil trabalha no planejamento de reestruturação da ONG onde tem como objetivo a educação das crianças e adolescentes e a geração de renda para a comunidade por meio de práticas sustentáveis.

Em fevereiro de 2016, o Espaço Tio João passará a contar com aulas de inglês, português, formação social, formação ambiental e futebol. Até o início do segundo semestre, o objetivo é reformar o local usando técnicas sustentáveis. A ideia é otimizar o espaço e adotar atitudes para reduzir o custo energético, com a reutilização de recursos como a água da chuva e também energia solar.

O projeto de reestruturação da ONG desenvolvido pela Enactus FEARP foi campeão do Prêmio Unilever de Empreendedorismo Sustentável, realizado em julho.

Enactus

É uma ONG norte-americana que está presente em mais de 40 países. Sua missão é desenvolver comunidades vulneráveis social, ambiental e economicamente falando, de maneira empreendedora e em conjunto com universidades e empresas. Alunos, professores e gestores atuam, formando agentes nessas comunidades, até que eles se tornem autossuficientes para se autogerirem.

No Brasil está presente desde 1998 e conta com aproximadamente 70 equipes ligadas à universidades públicas e particulares de todo o país. Na FEARP, a Enactus começou seus trabalhos em 2014, envolvendo membros da própria Unidade, além da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Da Assessoria de Comunicação da FEARP

Mais informações: site https://www.fearp.usp.br/pt-br/