Fórum de empresa Jr. do IRI discute carreira de Relações Internacionais

Divulgado em faculdades de todo o país, evento tem abrangência nacional e espera, além de alunos da graduação e pós-graduação, estudantes do ensino médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular.

Chega à sua sexta edição o Fórum de Formação e Profissionalização em Relações Internacionais, promovido pela RI USP Jr., empresa júnior do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. O evento acontecerá na semana dos dias 23 a 27, na sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e conta com seis mesas para debater as diversas carreiras que pode seguir um profissional formado em Relações Internacionais.

O evento também comemora os dez anos do Instituto, fundado em 2002. “Além de informar sobre nossa profissão, o fórum este ano também tem um caráter comemorativo pelos 10 anos do curso”, diz Vinicius Dalbelo, diretor de eventos da RI USP Jr.

Considerado o “evento mais importante da empresa Jr.”, segundo a gerente de eventos Laura Gurgel Mazza, o Fórum trará novidades neste ano: será a primeira vez em que um diplomata virá ao evento. Trata-se de Lucas Neves, ex-aluno do IRI. Também pela primeira vez virão uma ex-funcionária da Organização das Nações Unidas (ONU), Helga Hoffmann, especializada nas missões de paz, e um representante de uma ONG internacional, Marcelo Furtado, do Greenpeace. É esperado um público maior que nas últimas edições, onde cada mesa contava com aproximadamente 150 a 200 pessoas.

Divulgado em faculdades de todo o país, o evento tem abrangência nacional e espera, além de alunos da graduação e pós-graduação, estudantes do ensino médio e de cursinhos preparatórios para o vestibular. “Nosso público-alvo são alunos de Relações Internacionais não só da USP, como de todas as outras faculdades. Divulgamos também o evento em diversos cursinhos e esperamos estudantes que ainda não ingressaram na graduação e querem ter um contato mais próximo com a carreira que pretendem seguir”, comenta Dalbelo.

Formação múltipla

“Se você procurar na internet sobre Relações Internacionais, com certeza vai achar bastante coisa, porém de forma não organizada e com informações confusas e até mesmo erradas. O foco é muito grande”, afirma Dalbelo. É neste sentido que o evento procura não só informar sobre as possíveis carreiras para o profissional de Relações Internacionais, mas também dar uma certa orientação sobre como alcançar a meta traçada.

Trazendo para o caso da USP, “nosso curso tem os dois primeiros anos de matérias obrigatórias e os dois últimos apenas de optativas, ou seja, cada aluno sai com uma formação bastante diferente de outros”, comenta Laura.

Assim, busca-se  aproximar o contato do estudante com profissionais que já atuam no mercado e, para isso, todos os palestrantes deixarão algum canal de contato para os presentes, possibilitando que o espectador  esclareça alguma dúvida. Vale ressaltar que em todas as mesas haverá pelo menos um palestrante ligado ao IRI, seja um professor ou um ex-aluno, justamente para facilitar esse contato mais próximo.

Programação do Fórum

A abertura do evento será na segunda-feira (23) às 11h30, com uma mesa que discutirá “Graduação, Pós-graduação e Academia em Relações Internacionais”, tratando da parte mais acadêmica da profissão.

Em seguida, todas as outras mesas ocorrerão das 17h30 às 19h30, com temas variados, de modo a dar conta de todos os enfoques possíveis para a profissão. Nesta mesma segunda-feira, a segunda mesa será “Organizações da Sociedade Civil”, com destaque para o representante do Greenpeace.

Na terça-feira (24), o tema será “Consultoria e Negociação Internacional”, e no dia seguinte “Diplomacia e Governos Subnacionais”, com destaque para o ex-aluno, hoje diplomata. Na quinta-feira a discussão será sobre “Multinacionais e Setor Financeiro”, mostrando que o profissional de Relações Internacionais também pode atuar no ramo privado, servindo diversos setores da indústria e comércio.

O fechamento da semana será na sexta-feira, com a mesa “Organizações Internacionais e Missões de Paz”, com destaque para a ex-funcionária da ONU, que discutirá principalmente, as tropas de paz enviadas pelo Brasil para o Haiti e as recentes ações humanitárias desenvolvidas pela Organização.

Todas as mesas serão gravadas e posteriormente ficarão disponíveis no site da RI USP Jr., que atualmente passa por atualizações. Essas gravações poderão ser enviadas para universidades e empresas parceiras e servir de objeto de estudo para diversos alunos. Os que frequentarem pelo menos quatro das seis mesas receberão um certificado digital de participação no evento.

Serviço

O sexto Fórum de Formação e Profissionalização em Relações Internacionais é promovido pela RI USP Jr. e acontece entre os dias 23 e 27 de abril. A primeira mesa acontece às 11h30 no dia 23, e todas as seguintes no horário das 17h30, uma em cada dia da semana.

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local. Chegar no local com antecedência de 30 minutos.

A programação completa pode ser consultada neste link.

Mais informações: riuspjr@riuspjr.com.br 

Scroll to top