Gestão na escola pública é tema de livro da FEARP

Obra baseada em pesquisa da FEARP aponta que a qualidade da gestão é relevante para que os alunos consigam bons resultados

Da Assessoria de Imprensa da FEARP

Resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, o livro Gestão e Complexidade na Escola Pública será lançado no dia 13 dezembro, em São Paulo.

A obra destaca pontos críticos e questões cotidianas relacionadas à gestão escolar e sugere que uma visão mais pautada nas teorias do caos e complexidade possa ser mais pertinente às complexidades específicas e particulares de cada escola. Traz ainda uma discussão quanto à administração e os afazeres do gestor escolar, bem como quanto à administração escolar e a equipe gestora (supervisor, diretor, vice-diretor e coordenador).

Os autores Mirna Medeiros, que defendeu a dissertação, e os professores da FEARP João Luiz Passador e Cláudia Souza Passador, apresentam ainda o resultado de um estudo de caso múltiplo que contemplou dois pares de escolas: um com desempenho acima do esperado e, outro, com resultado abaixo do esperado em municípios paulistas com características distintas.

O livro foi publicado pela Editora Annablume em parceria com a CAPES/INEP. O lançamento será no dia 13 dezembro, às 18 horas, na Livraria João Alexandre Barbosa, no Prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no câmpus da USP na capital.

A obra aponta a gestão da escola pública de ensino básico como razão potencial para o bom desempenho nas avaliações de larga escala aplicadas pelo governo. De acordo com os autores, a qualidade da gestão é relevante para que os alunos consigam bons resultados relativos, considerando as condições socioeconômicas.

A pesquisa foi desenvolvida com auxílio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na forma de bolsa de mestrado. Também fez parte dos estudos o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/USP), compondo o projeto Análise das condições de oferta da educação em escolas da rede pública estadual para a mensuração do custo-aluno para o financiamento de uma educação básica de qualidade.