LEER e Instituto Shoah lançam programa “Escreva a Sua História”

Esta iniciativa vem sendo desenvolvida desde 2009, quando a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro propôs à Editora Humanitas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP a publicação da coleção Testemunhos, dedicada a divulgar as histórias de vida dos sobreviventes do Holocausto.

O Instituto Shoah de Direitos Humanos, da B’nai B’rith, em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade Racismo e Discriminação (LEER) da USP está lançando o programa Escreva a Sua História.

Esta iniciativa vem sendo desenvolvida desde 2009, quando a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro propôs à Editora Humanitas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP a publicação da coleção Testemunhos, dedicada a divulgar as histórias de vida dos sobreviventes do Holocausto, refugiados do nazifascismo no Brasil e de imigrantes, de múltiplas nacionalidades. Os registros de entrevistas com os sobreviventes do Holocausto coordenados pela professora Rachel Mizrahi e sua equipe do projeto Arqshoah, incentivou várias pessoas a abrirem suas recordações e a começarem a escrever sobre suas vidas que, enquanto parte da memória coletiva, implicam nas histórias de muitas outras vidas.

É um longo processo de construção da memória que requer paciência e disposição para recordar. A busca por fotografias esquecidas no fundo da gaveta ou em um álbum de família, os passaportes que marcam as datas da emigração (forçada ou não), livros, diplomas, cartas trocadas entre amigos e familiares que ficaram na Europa ocupada pelos nazistas, cartões postais, um bilhete ou uma caderneta de anotações, são fontes de inspiração para a escrita. São importantes registros históricos que, muitas vezes por falta de orientação, são perdidos, rasgados ou relegados ao esquecimento.

Hoje, estes documentos estão sendo recolhidos pelos Instituto Shoah de Direitos Humanos que, em conjunto com o LEER, estão criando uma infraestrutura adequada para guardar – em condições arquivísticas adequadas – os documentos que narram as histórias destas famílias. Enfim, a proposta é de criar Fundos com os nomes das famílias e divulgar suas histórias através da coleção Testemunhos, multiplicando as narrativas junto as escolas, centros de cultura, museus e livrarias.

Um bolsista da equipe de pesquisadores do ISDH e do Arqshoah-LEER irá ajudar quem estiver interessad em compartilhar material.

Mais informações: (11) 3082-5844 (com Roberta ou Michele), email isdh@bnai-brith.org.br