Parceria entre USP e Prefeitura, portal conecta jovens a projetos e ações na cidade

No Portal da Juventude, público terá acesso a informações, notícias e debates que envolvem a juventude paulistana.

Jovem, rua, digital. Para o economista, sociólogo e jornalista Gilson Schwartz, essa tríade é a chave para decifrar os mapas das novas cidades, reais e virtuais, que definirão o futuro da renda, do emprego, do consumo, da educação e da viabilidade ambiental da espécie humana. E é a partir da conexão entre estes três elementos que se estrutura o Portal da Juventude, a ser lançado no próximo dia 21 de agosto.

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Schwartz é líder do Cidade do Conhecimento, grupo de pesquisa que coordena a curadoria de conteúdo e inovação tecnológica do portal. O projeto, desenvolvido em parceria com a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, busca dar voz aos jovens paulistanos e aproximá-los do poder público. “É uma oportunidade única de design social em redes digitais”, afirma.

É uma oportunidade única de design social em redes digitais.

Nascem junto ao portal, além do aplicativo para celular, mais dois projetos: o Mapa da Juventude, uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que traça o perfil dos jovens de todos os distritos da capital; e o guia #SampaJovem, produzido em parceria com a Ação Educativa, reunindo serviços e políticas públicas voltados para a juventude.

Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP
Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP

Além da notícia

A ideia é que o portal não seja apenas um espaço onde se vai buscar informação, mas uma rede que orienta e estimula a transformação da realidade que está sendo descrita através das notícias. Temáticas como ocupação da cidade, violência e sexualidade trazem, além da notícia em si, um canal de engajamento desenvolvido junto à plataforma Atados, espécie de rede social que conecta ONGs e pessoas interessadas em realizar trabalhos voluntários.

As reportagens, assim, estarão associadas à possibilidade de atuar na questão, entrar em contato com entidades atuantes no setor e se engajar no assunto. “E a primeira grande pauta, obviamente, será a questão da redução da maioridade penal”, conta Schwartz. “O jovem que buscamos é esse consumidor de informação empoderado como ativista, seja organizado ou não, filiado ou não a partidos e igrejas, times de futebol ou preferências musicais, mas essencialmente um jovem que pretende se apoderar do direito a decidir conscientemente seus compromissos com a superação ética dos atuais bloqueios aos fluxos de direitos, possibilidades e oportunidades”, visualiza.

Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP
Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP

O conteúdo do portal é produzido por colaboradores selecionados em uma chamada pública, incluindo voluntários, freelancers e mesmo empresas individuais e entidades organizadas do terceiro setor, do setor privado e entes públicos. A Escola de Notícias, por exemplo, associação sediada no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, que atua na formação audiovisual de jovens, é uma das parceiras do Portal da Juventude. Em comum, os repórteres, pesquisadores e artistas participam da iniciativa apresentam a familiaridade com os desafios que atingem, principalmente, a população das periferias, formada por jovens pobres, negros e com baixa escolaridade. “Essa juventude quer se comunicar e nosso papel é ouvi-la. A ênfase, tanto na equipe como no público-alvo, é falar e ouvir a periferia”, pontua Schwartz.

Essa juventude quer se comunicar e nosso papel é ouvi-la.

“Vamos promover reuniões abertas de pauta, concursos de conteúdo e de mobilização por causas urbanas, sempre com impacto direto em desafios no campo dos direitos humanos e da cidadania”, adianta o curador do portal. Estas reuniões de pauta, conta, acontecerão em diversos territórios pela cidade, como modo de levar o processo de produção para fora da USP. “Acredito que podemos ver mais de São Paulo na USP e mais da USP nas periferias de São Paulo se soubermos promover, através do Portal, essa conexão organizada e inteligente que muitos atribuem ao futuro das nossas redes sociais digitais”.

Ativando redes

Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP
Equipe do Portal da Juventude
Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP

O Cidade do Conhecimento foi contratado para a coordenação de conteúdo e inovação do Portal da Juventude por meio da Fundação de Apoio à USP (Fusp). Baseado na ECA, o grupo articula dentro da Universidade diversas parcerias para a produção do portal, como o núcleo Diversitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH),e o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e da Escola Politécnica (Poli).

Segundo o coordenador do grupo de pesquisa, além do reconhecimento da Universidade como espaço para se delegar iniciativas deste tipo, o convite da Prefeitura deu ao Cidade do Conhecimento a oportunidade de ativar as redes interdisciplinares dentro e fora da USP e colocar em prática, em grande escala, conhecimentos e experiências que o grupo já vinha acumulando em seus 14 anos de atividade, desde que surgiu no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, propondo projetos de emancipação digital e redes colaborativas.

Foi por meio do Cidade do Conhecimento que a Games for Change chegou à América Latina. A rede internacional é voltada à promoção dos games e do entretenimento digital como forma de promover o desenvolvimento social e econômico, e é também parceiro do Portal da Juventude. “O portal vai apoiar a criação de jogos e aplicativos capazes de induzir mudanças comportamentais, tomadas de consciência e mobilização ativista em torno das causas que a juventude paulistana entender como prioritárias. Ou seja, vamos gamificar o próprio portal além de estimular a gamificação de políticas públicas que envolvam o jovem paulistano”, explica Gilson Schwartz.

O endereço do Portal da Juventude é www.portaldajuventude.prefeitura.sp.gov.br. O aplicativo para Android já pode ser baixado neste link.

Foto: Marcos Santos  / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Serviço

Lançamento do Portal da Juventude
21 de agosto, às 16:30
Auditório do CEU Água Azul – Av. dos Metalúrgicos, 1262 – Cidade Tiradentes, São Paulo.
Evento gratuito e aberto ao público.

Scroll to top