“Páscoa no ICMC” promove aproximação de crianças e idosos com a universidade

Durante ação, crianças do Projeto Pequeno Cidadão puderam conhecer o Instituto e suas pesquisas.

Renata Bertoldi / CAIS-ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) promoveu em São Carlos, nos dias 27 e 28 de março, a ação Páscoa no ICMC. Integrando funcionários, professores e alunos, a comunidade do Instituto arrecadou ovos de Páscoa que, posteriormente, foram distribuídos aos idosos dos abrigos Cantinho de Luz e Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, bem como às crianças do Projeto Pequeno Cidadão, da USP em São Carlos.

Promovida pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do ICMC, a iniciativa contou com a visita das crianças ao Instituto, que puderam conhecer alguns dos projetos em curso por lá, como o robô Nao, humanoide adquirido pelo Grupo de Computação Bioinspirada do ICMC para pesquisas em robótica e que ficou nacionalmente conhecido pela participação na novela Morde e Assopra, da Rede Globo. As crianças conheceram também o veículo autônomo terrestre do projeto CaRINA, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que trouxe ao final da apresentação os ovos a serem entregues pelo “coelho” do ICMC. O “coelho” também visitou a Creche e Pré-Escola do campus e participou de uma apresentação com estórias para as crianças.

A CAIS, comissão formada por funcionários técnico-administrativos e docentes do ICMC, irá promover, durante todo o ano, ações de integração social em datas festivas, cívicas e comemorativas para aproximar a comunidade externa do ambiente e daquilo que é produzido pela universidade.

Mais informações: site www.icmc.usp.br