Revista Estudos Avançados discute caminhos para superação do desemprego

A publicação levanta questões cruciais de teoria econômica e analisa objetivamente situações conjunturais.

O desemprego, problema que preocupa toda a sociedade brasileira atualmente, é o tema do dossiê principal da edição 85 da revista Estudos Avançados, referente ao terceiro quadrimestre de 2015 e lançada no dia 17 de dezembro (a edição digital está disponível na SciELO).

De acordo com o editor da publicação, Alfredo Bosi, “o dossiê não só levanta questões cruciais de teoria econômica como analisa objetivamente situações conjunturais”, com reflexões que “incidem na estrutura do capitalismo brasileiro neste momento de financeirização e aguda desindustrialização”.

No entanto, o dossiê não se atém a identificar as dificuldades econômicas do país e seus impactos no mercado de trabalho. Bosi destaca que a maioria dos textos indica caminhos de saída da crise, com medidas nem sempre ortodoxas, recomendando em primeiro lugar a redução da taxa dos juros e também: progressividade na tributação sobre grandes patrimônios e fluxos de renda improdutiva; retomada dos investimento em infraestrutura; políticas industriais; exploração nacional dos recursos do pré-sal; manutenção de créditos internos; revisão dos cortes em saúde, educação e habitação; transferência de renda por meio de medidas previdenciárias.

O conjunto de textos também se preocupa com questões pontuais relevantes, como o papel das centrais sindicais na dinâmica do emprego, a inserção no mercado de trabalho de mulheres, jovens e negros e faz um estudo comparativo da situação do trabalho no Brasil, Colômbia e Venezuela.

Organizado pelo economista Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo e professor da Unicamp, o dossiê contém 13 artigos escritos por 20 especialistas vinculados ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a nove universidades: Unesp, Unicamp, PUC-SP, UFSC, UFF, UFRGS, UFPR, UFSM e PUC-RS.

A edição traz também artigos sobre o urbanismo no Brasil (especialmente na cidade de São Paulo), crítica literária e filosofia, além de resenhas dos livros “Tempo, Trabalho e Dominação Social”, de Moishe Postone, e “Escritores, Gatos e Teologia”, de Waldecy Tenório.

Mauro Bellesa / Instituto de Estudos Avançados

Mais informações: (11) 3091-1675, site http://www.iea.usp.br/revista, email estavan@usp.br

Scroll to top