Ribeirão Cultural lança segunda edição de livro de poesias

O livro é fruto do projeto Ribeirão Cultural, que trabalha junto com professores do ensino médio para incentivar o interesse pela literatura e a produção de poesia pelos alunos.

Nesta quarta-feira (25), às 17 horas, será lançada a segunda edição do livro Ribeirão Cultural: Iniciação Poética, Poesia na Vida e para a Vida (Ed. Legis Summa Ltda, 2012), organizada pelos professores Filomena Elaine Paiva Assolini, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Alexandre Pereira Salgado Junior, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP e Camilo André Mércio Xavier, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A obra é a reunião de poesias elaboradas por alunos do ensino básico, cujos professores participam do projeto Ribeirão Cultural, que reuniu 26 escolas da cidade com objetivo de fomentar a poesia em seus alunos. “Com isso instigamos o interesse pela literatura e pela língua portuguesa por meio do trabalho pedagógico com textos de literatura universal. Conseguimos mobilizar grupos de voluntários que declamarão poesias em asilos e casas de repouso e incentivamos estudantes e professores de escolas municipais, estaduais, redes SESI e particulares, de Ribeirão Preto, a produzirem textos poéticos. O resultado é a publicação de um livro com as melhores poesias dos estudantes”, diz a professora Elaine.

O livro não será vendido, apenas distribuído nas escolas municipais e bibliotecas. O lançamento, aberto ao público, é no Espaço Cultural de Extensão Universitária (ECEU), da FMRP, na Av. Nove de Julho, 908, Ribeirão Preto.

Mais informações:  (16) 3602.3796, e-mail dedic@ffclrp.usp.br