USP será “sede” da ONU em evento que simula atividades diplomáticas

Mais de 400 alunos do Brasil inteiro passarão cinco dias brincando de serem diplomatas e buscando melhorar o mundo em que vivemos.

Entre os dias 7 e 11 de julho acontecerá na Escola Politécnica (Poli) da USP a sexta edição do São Paulo Model United Nations (SPMUN). Organizado voluntariamente por estudantes de ensino superior provenientes de diferentes cursos, o SPMUN possui o objetivo de difundir entre alunos secundaristas valores como tolerância, diálogo e cidadania através da simulação de comitês das Nações Unidas e outros órgãos diplomáticos. Visa também ao aprendizado de temas com relevância social, política, econômica e ambiental, além de aperfeiçoar as habilidades de retórica, argumentação, negociação e trabalho em grupo.

As inscrições já se encerraram e mais de 400 alunos do Brasil inteiro passarão cinco dias brincando de serem diplomatas e buscando melhorar o mundo em que vivemos. Seguindo a sua natureza democrática, em 2015 o SPMUN disponibilizou 20% de suas vagas para alunos da rede pública de ensino, os quais terão os custos de participação totalmente cobertos pelo evento. Além do apoio de empresas privadas, o sonho da sexta edição só se concretizou através da parceria entre o SPMUN e a USP, a prefeitura da cidade de São Paulo e órgãos da ONU, como o UNFPA e a UNIC-Rio.

O objetivo do SPMUN é oferecer uma experiência altamente enriquecedora aos seus participantes em termos humanos, intelectuais e acadêmicos. Ao colocar-se no lugar do representante oficial de determinado país ou instituição, a fim de encontrar a solução para um problema comum a muitos indivíduos, o estudante passa a desenvolver uma habilidade essencial ao convívio entre seres humanos: o olhar para o outro. Com isso em mente, todos os debates desta edição girarão em torno do tema: “Como a sociedade internacional influi no exercício da Liberdade”.

Mais informações: site http://www.spmun.com.br, email spmun@spmun.com.br