Alunos de Engenharia da USP vencem competição de tecnologia na Europa

Estudantes, que fazem intercâmbio no Reino Unido, venceram a categoria Inteligência Musical.

Os estudantes brasileiros Rodrigo L. Fernandez e Henrique F. Lopes venceram, no dia 6 de dezembro, em Londres, uma competição de desenvolvimento de softwares chamada TechCrunch Disrupt London Hackathon, na categoria inteligência musical.

A equipe foi premiada com mil euros, aproximadamente R$ 4.100,00, pela startup de inteligência musical Humm. Henrique é estudante de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e Rodrigo é estudante de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP e participa do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade. Ambos fazem intercâmbio acadêmico na University of Surrey, no Reino Unido, pelo programa Ciência sem Fronteiras.

A competição é organizada pelo TechCrunch, site norte-americano líder em cobertura de empreendedorismo, startups e tecnologia. Trata-se de uma maratona de programação em que as equipes possuem 24 horas para pensar, desenvolver e demonstrar um projeto completo na área de tecnologia. Rodrigo e Henrique são membros de uma equipe com sete integrantes de diversos países (China, Espanha, Grécia, Índia, Líbia) que trabalharam em conjunto em um projeto premiado na hackathon.

Os jovens programadores desenvolveram um software chamado Musicracy, nome obtido da junção das palavras “Music” e “Democracy”, que possibilita que os convidados de uma festa possam escolher as músicas a serem tocadas de forma simples e democrática. A escolha é feita a partir votos, que podem ser feitos com mensagens enviadas pelo celular dos usuários com o nome da música ou do artista desejados. Então, o aplicativo é responsável por computar os votos e executar a próxima música mais votada. Uma versão demonstrativa está disponível neste link.

“A experiência foi incrível! O TechCrunch Disrupt é referência em tecnologia e empreendedorismo, e eu já estava muito contente só de poder participar. Levar um prêmio para casa elevou a experiência a outro nível”, conta Rodrigo, que nos primeiros anos de graduação foi monitor em uma matéria de introdução à programação e fez uma Iniciação Científica. O estudante diz ainda que a equipe pretende explorar o projeto em todo o seu potencial. “Pretendemos levar o projeto adiante, visto que muitas pessoas se sentiram afetadas com o problema que ele pretende resolver, e acharam a solução interessante. Vale lembrar que tudo foi feito em menos de 24 horas, portanto, é possível a solução atingir patamares bem mais altos na medida em que o projeto for sendo desenvolvido”.

O evento é realizado anualmente em algumas metrópoles globais, centros de tecnologia e empreendedorismo, e é famoso por reunir grandes líderes e influenciadores destes setores, como CEOs, investidores, empreendedores, programadores, entre outros.

O vídeo do aluno Rodrigo L. Fernandez apresentando o projeto, em inglês, pode ser assistido clicando aqui.

Da Assessoria de Comunicação da Poli