Biblioteca da FSP promove treinamento para gerenciador de referências bibliográficas

O curso utiliza o EndNote Web, software online que permite reunir referências de diversas bases de dados

Da Assessoria de Imprensa da FSP

Os gerenciadores de referências bibliográficas são ferramentas cada vez mais presentes na rotina dos pesquisadores, auxiliando na organização das referências coletadas e facilitando a preparação da lista final dos documentos citados. Esses softwares permitem armazenar, gerenciar e citar as referências, de acordo com vários estilos de normalização, como por exemplo: Vancouver, ABNT, APA, Harvard e estilos específicos para determinados periódicos.

Existem vários softwares gerenciadores de referências disponíveis e todos eles possuem características e ferramentas semelhantes. Alguns desses gerenciadores são pagos, como o BibText, EndNote, RefWorks (instalados em um microcomputador) e EndNote Web (on-line). Entre as opções gratuitas, há o JabRef, Mendeley e Zotero.

Para auxiliar pesquisadores, docentes e alunos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP a explorar melhor esse recurso para organizar as referências e escrever seus trabalhos, a biblioteca da faculdade está promovendo, desde 2009 o treinamento para o uso do EndNote Web.

O EndNote Web é um software online que permite reunir referências de várias bases de dados como a Pubmed, Lilacs, Web of Science, Portal Capes, Portal de Busca Integrada SIBiUSP e muitas outras. Além de armazenar referências, o programa permite a organização e o gerenciamento desses registros e a inclusão automática de citações e referências no momento da digitação de um texto.

O software, financiado pela Capes e distribuído pelo SIBi/USP, está disponível para uso neste endereço. É necessário fazer um registro em qualquer microcomputador cadastrado na rede USP, com indicação de e-mail, senha e preenchimento do perfil de usuário.

Elaborado para auxiliar os usuários desse software, já está disponível a sexta atualização do “EndNote Web: guia de uso” da biblioteca da FSP. O guia pode ser consultado em nosso site da faculdade (item Manuais, guias e tutoriais).

A programação deste e dos demais cursos oferecidos pela biblioteca estará disponível, em breve, no link Capacitação no uso das Bases de Dados, também no site da instituição.

Mais informações: site http://bibfsp.blogspot.com.br/

Scroll to top