Ekó House, parceria entre USP e UFSC, recebe prêmio na Espanha

Nascida de um processo de integração acadêmica de mais de quatro anos, a Ekó House envolveu estudantes de graduação e pós-graduação, e pesquisa nas diferentes áreas da arquitetura e urbanismo, engenharias, design, comunicação e marketing. A coordenação geral do projeto, na USP, é do professor Adnei Melges de Andrade, vice-reitor de Relações Internacionais.

A Ekó House, casa experimental autossuficiente energeticamente, recebeu a premiação de terceiro lugar na prova de Sustentabilidade da Solar Decathlon Europe 2012, que se encerrou no dia 30 de setembro, em Madri, num empate técnico com a equipe alemã da Aachen University com seu projeto Counter Entropy.

O destaque da proposta brasileira foi a ênfase na sustentabilidade humana, que introduz o uso de tecnologias avançadas enquanto enfatiza um novo modo de morar, que integra o homem ao seu ambiente natural local, enquanto promove seu desenvolvimento. A prova teve participação de um corpo jurados internacional altamente especializado, com nomes como Emilio Mitre, Manfred Hegger e Jason Twill.

O projeto final e construção foram desenvolvidos, nos últimos dois anos, numa parceria liderada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a USP, com apoio da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), ligada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Contou, também, com a colaboração da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Mais informações: (11) 3031-4326 / 3578-0130